sábado

Bolo para o Pai, Diário de Gratidão e materiais para #euficoemcasa


Quando fui ao Edinburgh Yarn Festival, tive a oportunidade de descobrir o Café Larder onde comi um bolo de cenoura* delicioso! Quando estava a ver o podcast The Bakery Bears, episódio 141 (ao minuto 50) reconheci o bolo que tanto tinha apreciado. Traduzi a receita, experimentei no Dia do Pai, em vez de levar o jantar à hora habitual, levei à hora do lanche para mimar o meu paizoco com bolo e chá. Nunca entro em casa, mas tenho de me sentir grata pois tenho a oportunidade de ver os meus pais de oitenta anos, todos os dias. Não lhes posso tocar com as mãos, mas posso "tocar" com um olhar, algo digno de registo num Diário de gratidão
O Diário de Gratidão, que escrevo durante o isolamento, tem sido uma fonte de inspiração em termos criativos. É um caderno de apontamentos com imagens de trabalhos da Sue Spargo. Na casa da minha expatriada tenho o Sampler Chick Play à espera que termine o isolamento, que temos de respeitar, e recebi de Espanha o livro Folk Tails que, por agora, está de quarentena na minha marquise, junto com alguns tecidos para a manta Here, There and Everywhere e flanelas
Tenho muito com que ocupar as mãos e dar asas à criatividade, nas horas de isolamento em que não estarei a trabalhar com e para os meus alunos. Esta primeira semana de adaptação, à nova realidade de vida escolar, foi difícil e não me permitiu ter muito tempo para mim.

* Receita adaptada, mas não deixem de visitar o podcast The Bakery Bears

Numa taça colocar:
250gr de farinha (peneirada, substitui 50gr por farinha de avelã),
1 colher de chá de canela,
1 colher de chá de gengibre  (bom para o sistema imunitário),
230gr de açúcar castanho mascavado,
250gr de cenoura ralada grosseiramente;
3 ovos batidos com um garfo num prato de sopa e só depois é que são adicionados,
150 ml de óleo de girassol,
raspa de uma clementina (como não tinha foi raspa de meio limão e de meia lima- fica delicioso!).

Vai ao forno a 170ºC por uma hora

Recheio e, se gostar, cobertura:
50gr de manteiga batida, acrescentar 200gr de queijo Philadelfia, 100gr de icing sugar e raspa de uma laranja.
Vai para o frigorífico durante 1h e só se coloca no bolo depois de este arrefecer.

Sem comentários: