quinta-feira

Um doce rápido da Avó Sofia


A semana da avó Blogger é sempre bastante intensa. A minha sorte é que tenho um filho que adora cozinhar e que me vai aliviando o peso de pensar nas refeições. Sim, pensar é o que me cansa mais, decidir o que fazer, tentando agradar a "gregos e troianos". Sendo o seu aniversário quis agradá-lo ao máximo fazendo, a seu pedido, salame de chocolate, mas quando estava a bater os ovos lembrei-me que a grávida não pode comer ovos crus. Como o António adora frutos vermelhos, decidi fazer uma receita que a minha tia me tinha acabado de falar ao telefone, experimentando adaptar ao gosto cá de casa.
É simples e muito rápido! Colocasse numa taça suspiros, acrescentasse natas batidas, eu acrescentei um pacote de  chantilly da Leitaria do Paço. Já com os suspiros mergulhados, os meus não tanto assim, (para a próxima vez coloco 2 pacotes, 600gr) coloquei, por cima, o fabuloso caramelo da Leitaria Quinta do Paço, que não fazia parte da receita da minha tia, tal como a amêndoa laminada que acrescentei ao caramelo. Para cortar o doce, leva framboesas no topo. Sempre a pensar na grávida, fiquei com receio de não conseguir lavar devidamente as framboesas, como tal recorri a um pacote de mistura de fruta congelada, bem mais fácil de lavar. Tudo feito sem medidas, tal como a minha avó Teresa, mas posso dizer, porque ainda me lembro, que utilizei uma caixa de 6 suspiros, uma pequena porção de caramelo, talvez 1/3 do frasco, amêndoa torrei um pacote inteiro mas devo ter utilizado meio pacote e a fruta coloquei um pacote inteiro. 
As fotografias não fazem justiça à beleza desta delícia, mas à luz da velas foi o melhor que consegui. O bordado fiz há uns anos para o meu filho.

Sem comentários: