sábado

Mãos criativas, são mãos ocupadas

Dificilmente conseguimos evitar levar as mãos à cara! A avó Sofia escolheu ocupa-las fazendo uma manta de patchwork para o berço do neto. É extremamente fácil, mesmo para quem nunca fez este tipo de trabalhos e, apesar de isoladas/os em casa, é seguro aprender na companhia da Maura. Investi num pacote de aulas e recomendo para quem nunca fez este tipo de trabalhos.
Para quem quer evitar gastos, fica a sugestão dos tutoriais gratuitos da Rita (um dia ainda vou fazer esta manta) e da Missouri Star Quilt Company com uma infinidade de tutoriais. Para quem não tem máquina de costura recomendo os vídeos da Jude, sempre com trabalhos extraordinariamente criativos!
Voltando à manta, já tinha os tecidos que adquiri na At Home, juntamente com etiquetas que ajudam a organizar o trabalho, para quem não faz tudo de empreitada e tem de guardar blocos já cortados.

Alfinetes sem plástico  da Tulip. As minhas agulhas são também Tulip e adoro a apresentação em tubos de ensaio, para o meu "laboratório" de costura e bordado

Reciclei um lençol velho, sobre o qual apliquei as tiras de tecido de uma forma aleatória. Estudei a forma como queria dispor os quadrados, uni-os obtendo um conjunto de quatro tiras e estou na fase do acolchoamento. Pensei em acolchoar com Linha de Sashiko mas não tinha a cor que queria. Experimentei as linhas que comprei na minha última visita à Loop, mas não apresentam a resistência desejada, acabei por acolchoar com linha própria para acolchoamento.
Na parte de trás usei um tipo de flanela suave ao toque do bebé 
Sei que fui vaga mas tenho de respeitar o trabalho da Maura!
Quem ainda não sabe o que oferecer no dia do Pai, fica a partilha das instruções de uma Manta, por uma blogger do país vizinho, da qual estava a contar receber uns materiais, mas estamos as duas a reconsiderar e a pensar o que fazer, aguardando uma resposta da distribuidora para mais esclarecimentos em relação às medidas que estão a tomar para o coronavírus.
Para quem não aprecia este tipo de trabalho e gosta mais de trabalhar com papel, recomendo o tutorial mais recente da Kate, sobre encadernação. A Kate tem também videos de patchwork e não só, sendo uma companhia bastante agradável quando tenho as mãos ocupadas com trabalhos manuais.
Volto a recomendar a série da Netflix, Alias Grace, para quem gosta de Patchwork e o filme How to Make an Americain Quilt, sempre bom de ver e rever.
Sejam criativos/as e mantenham as vossas mãos ocupadas, longe da cara.

Sem comentários: