sábado

Uma queda, uma portunidade!

Caí e fiquei limitada. Cancelámos um jantar, não consigo fazer malha, bordar ou costurar. Só me resta ler e "teclar". Vi assim uma oportunidade para esclarecer a mudança do título e do endereço do blogue, para Pomar às Cores. Porque sinto necessidade de explicar?! Porque, com um comentário da Rosário (do blogue D.Maria ), apercebi-me que talvez fosse bom explicar a mudança do título do blogue.
Para quem acompanha este blogue desde o início, talvez se lembre que começou por se chamar Ponto sem Nó, sendo as partilhas principalmente de ponto de cruz, uma das minhas grandes paixões. Faço a preceito e como tal é um ponto sem nó. Quando a vista começou a falhar, procurei outro tipo de bordado, que não exigisse a contagem fios. Como tal, inscrevi-me num curso de Bordado de Castelo Branco. Cometi um erro tremendo, mas aprendi imenso. O bordado de Castelo Branco é um castigo para olhos cansados, já que temos de bordar no sentido dos fios do linho, e o fio de seda, bem mais difícil de trabalhar, deve acompanhar o fio da trama que serve de base ao bordado. Um bordado que não dá muito margem para erros, o desenho deve ser o mais bem traçado possível. Escolhi desenhos pequenos, bem como os projetos e só depois de ter feito a minha escolha é que a minha mestre me disse que era bem pior do que ter optado por um trabalho maior. No final do curso tinha apenas bordado 3 almofadas para o menino Jesus!
No ano seguinte optei pelo bordado tradicional, mais livre e não tão exigente para os olhos. Os meus bordados passaram a ter pontos com nós, nunca nós para começar ou rematar. Como tal senti necessidade de mudar o nome do blogue, acompanhando a mudança da forma como passei a ocupar o meu tempo livre.  Como a maioria dos trabalhos eram feitos em casa dos meus pais, na zona de Colares e como comecei a fazer alguns projetos para a casa que sonhamos aí ter um dia, mudei o título do blogue para Entre a Serra e o Mar, sem ter mudado o endereço. Quando a Gabi, da Agulha não Pica, escreveu no blogue Feeling Stitchy, um artigo que referia o meu trabalho, e mais este artigo, tomei consciência da baralhação que dominava este espaço! O nome não correspondia ao endereço, com o medo do que se dizia (e diz da net) identificava-me como a Borboleta Serrana, tendo mais tarde mudado para Tayari, um nome mais pequeno, enfim era uma confusão brutal. Fui mudando aos poucos, coloquei uma fotografia minha este ano (e deste ano), apresentei-me no meu perfil e revelei o meu nome.
O tempo passa e as pessoas mudam, é a evolução natural.
O meu irmão e a minha filha ajudaram-me a mudar e "reformatar-me".  Ela comprou-me um domínio, ele transferiu "Entre a Serra e o Mar" (ou melhor, pontosemno-sofia.blogspot.com), para aqui. O nome foi escolhido a pensar na mudança física, que começará por ser para a Praia das Maçãs, onde conto marcar alguns encontros, saindo assim da minha concha, tentando vencer a minha timidez e estar com as pessoas, que partilham dos mesmos gostos que eu. Estar, não apenas virtualmente, mas a tomarmos um chá ou um sumo fresco, quando o calor chegar.  Espero encontrar companhia, para colorirmos juntas/os o Pomar, onde desagua o Rio das Maçãs.
A conversa já vai longa, mas penso que assim ficou esclarecida a mudança do blogue.
Não sei se repararam numa outra mudança! Estou a escrever com o novo acordo ortográfico, já que a minha profissão assim o obriga. Claro que ainda recorro sempre ao conversor e corretor ortográfico FLiP.
Haverá mais mudanças, a começar pelo cabeçalho, com um logótipo que a minha cunhada está a desenhar. O cabeçalho atual é um bordado da minha primeira manta de patchwork, um trabalho que quero finalizar este ano! Continuem a passar por cá e acompanhem estas metamorfoses (termo que me faz recordar o "meu" primeiro nome, Borboleta, que assim ficou para algumas amigas que fiz através deste espaço), deem me a vossa opinião e façam sugestões.
Notas:
- No Instagram encontram os meus trabalhos mais recentes com a etiqueta #pomaràscores.
- Fechei a página da Tayari no Facebook.
- No Ravelry, tenho o meu nome na minha conta, tal como em todos os sites/contas a que tenho aderido, por exemplo no Textillia.

5 comentários:

Unknown disse...

Olá Sofia, espero que as consequências da queda não tenham sido graves. Não sei se entendi muito bem o teu novo projeto, mas para encontros estou sempre pronta! Vais dar workshops? Também me vou estrear no mundo da blogosfera, para partilhar trabalhos e técnicas e ter os meus projetos organizados.
Tenho saudades de estar contigo. Beijinho grande.

Naná disse...

As rápidas melhoras, Sofia!

Espero que as limitações não durem muito tempo e que em breve possas voltar aos teus trabalhos!

Eu por cá continuarei a seguir!

Rosário disse...

Sim, a mudança faz parte das nossas vidas, felizmente!
Espero que estejas melhor e aguardo os novos detalhes do blog.

Paula disse...

Olá Sofia. Espero que a recuperação da queda seja rápida. Apesar de tudo teve esta consequência positiva que foi a possibilidade e a oportunidade de reflectir na mudança e conseguir concretizá-la. Eu gosto da mudança. Eu própria ando a querer fazer o mesmo mas ainda não consegui. Quanto a sugestões fico à espera de ver o resultado final ... :) Para já devo dizer que continuo a aprender novas coisas sempre que venho aqui. E nem é preciso pedir para continuar por cá :). bjn.

Sofia Amaral M. disse...

Obrigada a todas pelos votos das melhoras . Já estou boa, felizmente!
Ana força para o blogue, fico a aguardar.
E não vou fazer workshops, quero apenas promover encontros.