No processo de preparação do quilt the Prince e ao comprar tecidos da Barbara Brackman, encontrei textos, extremamente interessantes, sobre as nossas chitas de Alcobaça*. Tentarei integrar, neste quilt, um verdadeiro tesouro, um pedaço de chita/tecido, que me foi oferecido pela avó Pessanha, uma avó que muito admiro!
Tecido antigo, com uma grande história e alguns remendos, talvez da Avó Pessanha |
Optei por não colocar no centro,o tecido da avó Pessanha, por contrastar demasiado com os restantes tecidos. |
A Susan Smith partilha, nas instruções, que o esquema deste quilt foi inspirado em dois quilts antigos, um cuja a proprietária é a Janet O'Dell, e um outro da Jane Pizar. O motor de pesquisas rapidamente me colocou, uma vez mais, no trilho da Margaret Mew e na leitura do seu blogue. A Susan Smith pensou num quilt para um rapaz bebé, muito especial, penso que seja o neto! Tendo eu só netos, acho que fiz uma boa escolha de modelo de quilt para fazer para a casa da avó Sofia.
Está dar-me imenso gozo passar estes dias de pausa lectiva de volta de uma cesta cheio de tecidos, aplicando e colorindo uma tela em branco, à semelhança de um pintor, traçando os desenhos com agulhas e linhas.
Experimentei as técnicas sugeridas pela Susan, para aplicação das flores em EPP, tendo optado por seguir o meu extinto, não cortando o tecido de base, retirando o papel antes de aplicar, mantendo algumas das costuras e colando as que ficam sem alinhavo. Estou satisfeita com o resultado.
A coroa que dá o nome ao quilt, é aplicada, mas optei por bordar a ponto de cruz uma coroa do nosso sampler de família. Infelizmente o fio de seda, de Castelo Branco, que utilizei, desbotou. Ainda vou pensar se deixo ficar ou não.
Copiei a coroa deste Sampler |
A coroa bordada a ponto de cruz |
O que tenho visto e escutado durante este processo, como companhia, além dos meus fiéis companheiros de 4 patas:
Audio book : The Enchanted April, Elizabeth Von Arnim, sugestão da Miranda Mills. Quando terminar, com o crédito do próximo mês vou adquirir An American Quilt, da Rachel May
Podcasts: Stich in Time, no qual a Susan refere a Rebecca, a quem dei o meu apoio adquirindo um esquema de ponto de cruz, estando na minha lista de projectos que quero fazer brevemente. A Susan recomenda um blog, Two Threads Back, extremamente interessante e que passei a seguir.
Filme no YouTube: From Time to Time
Termino com a partilha de um dos meus momentos entregue a este projecto.
*Fui ao Mucifal tentar comprar das nossas chitas e também encontrei na Lola Botana, de Viana do Castelo, no entanto o tecido não me agradou, sendo muito diferente do tecido da avó Pessanha e dos algodões que adquiri para este projecto. Talvez, um dia, integre as nossas chitas estreando-me a fazer um quilt da Margaret New, o Euphemia.
Sem comentários:
Enviar um comentário