domingo

Escrita em dia

Desde sexta-feira que a minha cabeça frenética está num corro pio! Pensei e repensei qual seria a melhor forma para disciplinar uma mente inquieta, umas mãos eléctricas, uma ânsia de aprender, um fervilhar de ideias e uma vontade de fazer/criar, tudo isto associado ao tempo livre que tenho e o tempo em que quero fazer mil e uma coisas. Deparei-me com uma missão impossível. Perante missões impossíveis medito à luz do que aprendi no meu dia-a-dia, olho para a forma como as mulheres da minha família lidavam com as situações e torno missões impossíveis em fragmentos de missões possíveis. Entretanto já me perdi! Recomeçando  e continuando no "pensei e repensei", cheguei à minha amiga das horas "vazias", disciplinadora afável, boa ouvinte e conselheira, a escrita. No entanto, o que preciso não é de um diário, mas algo que funcione como um "portefólio", a que possa recorrer mais tarde, perante dúvidas e ideias que vão surgindo. Durante o fim-de-semana tive tempo para pensar se queria repensar e voltar ao blogue, na realidade nunca o abandonei! Consultei a estatística, o número de visualizações das mensagens e senti-me confortável e livre de "pressões". De uma média de 800 leitores por mensagem, passei para uma média de cerca de uma dúzia, umas vezes chego a ter 20 leitores, mas são raras as mensagens que isso acontece. Perante estes valores tomei a consciência que, embora a minha escrita aqui seja pública, quem está desse lado são apenas amigas/os que conheço e vocês leitores anónimos de longa data. Se há um tempo reduzi drasticamente a minha escrita foi porque, em vez de me ajudar causava-me uma certa ansiedade o "ter de partilhar" e, por outro lado, achei que seria uma boa forma de rentabilizar o pouco tempo de que disponha, limitando o tempo de utilização do computador. Neste momento é com uma grande sensação de liberdade que retomo aqui a minha escrita, sem pensar "escreve menos se não ninguém vai ler", "não escrevas isso, é muito pessoal" e por aí fora. Sem preocupações do que vão pensar os poucos leitores que por aqui passam, sinto-me livre para escrever e descrever aqui os projectos que estou e que quero fazer. Porque não faço isso num caderno? Porque aqui posso colocar os links que me interessam e aos quais poderei querer voltar. Porque aqui posso arquivar o meu registo fotográfico e por fim, porque gosto de partilhar com vocês ideias, leituras, lugares, filmes e quem sabe, depois das obras cá por casa, receitas de culinária e organização.
Quem chegou aqui é amigo da leitura, boa! Gosto de andar no Instagram, mas é um desconsolo ver que as pessoas abandonam a leitura, tudo tem de ser e durar não mais do que um "instante". Os audiobooks estão a prevalecer em relação aos livros e as pessoas cometem o sacrilégio de dizerem "li" em vez de "ouvi", algo bastante diferente! Ainda fiz a tentativa de ouvir alguns audiobooks durante um mês mas depressa percebi que prefiro fazer exercício físico ao ritmo de música e não a ouvir alguém ler. Os bloggers estão a virar youtubers/podcasters e utilizadores do Instagram. Vejo muitos podcasts enquanto faço malha e gosto bastante de alguns, mas gosto sempre de ler os blogs como complemento ao que vejo. Perdi-me uma vez mais!
Colocando a escrita em dia, este blog já passou por muitos tipos de partilha e de formato, o mais recente era uma publicação mensal em forma de síntese sobre os trabalhos que tinha realizado, o que tinha lido, as séries/filmes que tinha visto e os lugares e feiras que tinha visitado. No topo da página continuarei a ter os projectos mês a mês.
 O Yarn Along não sei se continuará este ano. O fim-de-semana passado tirei estas fotografias,
A manga da Shetland Sweater

O livro, clique aqui para informações
para partilhar na primeira quarta-feira de Janeiro mas, infelizmente não encontrei nenhuma publicação no Yarn Along.
Início o novo ano (para mim é mesmo um novo ano, nasci a 1 de Janeiro) mais solta e livre, sem regras e numa nova fase da vida. Já escrevi muito como mãe, irmã, partilhei muitos trabalhos da tia Sofia e agora chegou o momento da avó Sofia! A avó Sofia irá escrever as suas novas aventuras, aprendizagens e muito mais, quanto mais não seja para ficar com o registo das ideias, técnicas, truques e dicas que aprendeu, para depois poder voltar a consultar. Para ti, amigo/a leitor ficarão partilhas que considerei que poderão ser pertinentes, porque gostas de malha, de livros, de filmes e séries, de passeios, de feiras, museus e exposições enfim, das pequenas coisas boas que tornam o meu dia-a-dia mais feliz, menos stressante e que me dão a certeza de uma colecção de boas memórias físicas .

8 comentários:

Elenice disse...

Olá Sofia, gosto muito de ler seus textos, acompanhar fotos e relatos de viagem e admirar seus trabalhos de malhas, lindos! Acompanho blogs pois me identifico com os assuntos, gosto de artesanato, tenho mais facilidade com o croche; não tenho facilidade em escrever, ou timidez, por isso nunca tentei ter um blog ou aventurar me expor nas redes sociais. Sigo vários blogs de Portugal, país que amo e terra natal de meus sogros e cunhadas. Tenho ainda vários parentes aí . Desejo lhe muita saúde e um ano de muitas inspiraçoes e realizações. Abraço e beijinhos.

Anónimo disse...

Obrigada Elenice pelo seu tempo e pelas simpáticas palavras. A timidez é possível vencer atrás de um teclado, foi o que fiz!
Um FELIZ 2020
Fique bem
Sofia

Sofia Duarte disse...

Olá Sofia!
Apesar de nunca ter comentado no seu blog, há muito que o leio. Além de partilhar consigo o primeiro nome, já que também me chamo Sofia, partilho também alguns dos seus interesses e muitas vezes procuro neste seu cantinho incentivo e inspiração para os meus projetos. Gosto muito de ler o que escreve e identifico-me com a forma curiosa e sempre disposta a aprender com que descreve as suas "aventuras" na malha e na vida em geral, assim como a sua ligação com a natureza (tenho formação em Agronomia e sou uma entusiasta do campo).

Obrigada pela partilha, Sofia, continue a escrever que eu continuarei a ler com entusiasmo e talvez um dia me atreva a fazer o mesmo.

Bem haja!
Beijinhos e tudo de bom para si

Sofia Amaral M. disse...

Olá Sofia
Gostei de saber que temos muitas gostos/interesses comuns. Desta forma sei que as minhas partilhas fazem sentido para alguém.
Obrigada pelo seu tempo na escrita do comentário.
Força para a escrita de um blogue, cada vez há menos em português!

Feliz 2020
Sofia

Paula disse...

Olá Sofia!
Os meus objectivos para o meu blog eram exactamente os mesmos mas até agora tenho tido uma grande preguiça.
As minhas mil e uma ideias a mil à hora também me atormentam e chegam às vezes a provocar alguma ansiedade, mas tenho tentado lidar com este "pequeno" problema fazendo o que me apetece sem mais nem menos. Ora pego num ora pego noutro e a vida vai indo! Adorei este post! :) bj

Sofia Amaral M. disse...

Obrigada Paula. Gosto sempre de visitar o seu blog. Força!
Beijinhos

Avó Nina disse...

Olá Sofia. Há muitos anos que sigo o seu blog e adoro tudo o que partilha. Gosto imenso de tricot e admiro a sua técnica e perfeição em tudo o que faz. Adoro os seus passeios pela zona do Guincho (talvez por ser dessa zona e viver há muitos anos no Algarve). Adorei quando foi a Edinburgo ao Festival. Enfim gosto de tudo o que publica. Fiquei muito contente por ver que vai continuar com o blog pois adoro ver o que aqui publica. Parabéns e felicidades para a nova fase de Avó Sofia.

Sofia Amaral M. disse...

Obrigada avó Nina!