segunda-feira

Shetland Sweater - as mangas parte 1

Camisola pendurada na parede do stand

Vi a camisola que estou a fazer já no fim do dia no festival de Edimburgo. Tanto eu como o meu marido considerámos que era uma das mais bonitas, tendo em conta o nosso estilo. Como era o final do dia, as minhas economias já tinham sido todas gastas, mas o Zé gostou tanto da camisola que se ofereceu, de imediato, para sair do festival e ir levantar o dinheiro que faltava para a compra do livro e das lãs necessárias. Enquanto isso fiquei a falar com o senhor do stand, uma conversa muito animada, era super divertido e fez-me prometer que faria uma camisola para o meu marido, dado que ele se tinha oferecido para resolver o meu "problema monetário". Saímos do stand, amigos da família, com um convite para os visitar na Shetland e com oferta de dois livros (este e este).
Até hoje ainda não tinha iniciado este projecto para cumprir a promessa de fazer primeiro a camisola para o landmaníaco. 
Quando comecei a ler as instruções deparei-me com a situação de a escrita ser para quem domina a construção deste tipo de camisolas, sendo super minimalista. Procurei resposta para as minhas dúvidas no Ravelry, consultando os projectos já realizados, mas fiquei na mesma. Decidi que estava na altura de assistir às aulas da Elizabeth Zimmermann, uma vez que, pela leitura dos seus livros, calculei que teria resposta para as minhas dúvidas nos seus vídeos.
Livro complementar às aulas

A aula que me foi útil na construção desta camisola 

Confirmei que o número de malhas indicadas no modelo correspondem às percentagens da EZ, 90% de malhas no cós*,(mas no meu caso fiz com 100%) considerando 100% o número de malhas à volta do peito e 20% para iniciar as mangas, terminando a manga em 50% de malhas (estas percentagens são diferentes nos yokes!).No entanto a EZ não coloca malhas para o steek, fazendo um tubo até chegar aos ombros, sobre o qual coloca a manga e assim determina o corte para o encaixe da manga. Neste ponto hesitei e achei preferível consultar a Amy D., na Bluprint, Simple Sweaters: Strand &Steeked.
Seguindo as instruções da Amy D., fiz a manga tal como a EZ recomenda, fazendo dois aumentos a cada quarta carreira, no entanto as primeiras 8 carreiras fiz como dizia no modelo, em cada segunda carreira e só depois é que passei para os aumentos a cada quarta carreira (esta emenda consta na errata do livro), tendo obtido o número de malhas (faltavam apenas 2 malhas) e a percentagem certa, a 20 carreiras do fim da manga, que correspondem a duas repetições do padrão da mesma. Fiz a repetição do padrão uma vez e na 8ª carreira fiz os dois aumentos que faltavam e a partir deste ponto fiz a última repetição sem ser em circular, o que implica alterações também no corpo e é aquilo que é designado pela Amy como Modified drop sleeve, que torna a camisola mais elegante. Vou acreditar que sim! A minha incerteza levou-me a consultar a minha "bíblia do Tricot"e confirmei que a sugestão da Amy é capaz de resultar!


Ainda não estou segura do que estou a fazer e como tal comprei mais um livro do qual falarei um outro dia e como cheguei a ele.
Enquanto espero aprender mais com consulta dos livros que estão para chegar, vou iniciando o corpo da camisola e vendo a terceira temporada na Netflix, de Anne with an EOntem vi "Dois Papas" e recomendo vivamente!

*Nota. a EZ utilizava o cós para "esconder" mensagens, mensagens que ela designou de secretas. Nos vídeos mostra algumas mas com datas e nomes. A Amy dá o exemplo "Se encontrar esta camisola é favor devolver a ..." e refere mensagens de amor.

Sem comentários: