sexta-feira

Conversa fiada acerca de livros e aulas

Começo o novo ano apenas com horas a fio de conversa fiada, melhor dizendo, de escrita fiada. Talvez consiga organizar as minhas ideias!
Os últimos dias de férias têm sido, entre idas ao Banzão e vindas a Lisboa, nos momentos calmos faço malha em frente ao computador, a assistir a aulas com a fantástica Elizabeth Zimmermann e à noite leio os seus livros. As aulas foram adquiridas na Schoolhouse Press , com a certeza que seriam um bom complemento aos livros, o que me permitiria arranjar a resposta para muitas dúvidas que tenho, e assim foi. Um dos problemas que tinha foi a camisola que iniciei no final do ano*, cujas as instruções são minimalistas, deixando imensas dúvidas em termos da sua construção. Se aprendi bem as lições da Elizabeth Zimmermann conseguirei ultrapassar as dificuldades com que me for deparando. Para já estou a fazer uma manga, verificando o número de pontos por 10 cm (gauge), servindo igualmente para medir a cava. Depois partilho o processo completo se o conseguir fazer sem comprometer direitos de autor!
Numa das aulas a EZ faz referência a uma manta da Shetland que todos os bebés devem ter e de imediato lembrei-me de um pacote de aulas da Bluprint, da Gudrun Johnston, The Shetland Hap Shawl . Assisti a mais aulas e adicionei mais um projecto que quero fazer este ano, aos projectos que tenho andado a estudar para o meu neto. Na realidade estava a pensar fazer mais bonecos do que roupa uma vez que nascerá em Maio e malha só irá usar no Outono/Inverno. Poderei fazer umas peças em algodão mas como só servirão umas semanas estou mais virada para os bonecos que duram mais tempo e que poderão, um dia mais tarde, fazer parte das suas memórias. A pensar nos bonecos assisti também às aulas da Susan B. Anderson, na Bluprint e adquiri na Amazon o livro Knitted Animal Friends
Falando de livros técnicos, lembrei-me que tenho uns livros  da Jen para acompanhar as aulas no YouTube e que gostava de fazer alguns projectos que me permitissem adquirir novas aprendizagens e desenvolver as antigas. Além destes livros aguardo o Distitch, com o qual quero aprender a reforçar o tecido em malha e realçar pontos a cores, por agora é tudo o que sei sobre este livro. 
Com todos estes livros, aulas, técnicas que quero desenvolver  e modelos que quero fazer, fica difícil evitar uma certa ansiedade enquanto organizo as ideias. O querer usar os fios e modelos que comprei no EYF, antes de iniciar novos projectos, também não ajuda nada, mas só me faltam dois projectos e um já iniciei, é a Shetland sweater que estou a fazer.
Com tudo isto ainda quero terminar o Xaile Pássaros da Praia Grande, agora que, finalmente, encontrei o método ideal para costurar as bordas do xaile. Já experimentei e está a resultar!
Mas além da  malha  também quero retomar o patchwork (e mais este!).
Para manter alguma disciplina/organização o melhor é pensar no patchwork separadamente da malha, como tal fica para um outro dia.
Se me ajudou esta escrita? Apenas me apercebi que tenho imensa vontade de aprender, o que me leva a pequenos investimentos. Para que não seja dinheiro desperdiçado tenho de passar da teoria à prática, pegar nas agulhas e experimentar alguns projectos desses livros e aulas. O difícil está em decidir o que fazer primeiro, com que materiais, para que finalidade e por aí fora. A minha cabeça faz lembrar um cesto de novelos, mas os novelos são as ideias, e deparo-me com a situação que não sei que novelo/ideia pegar primeiro. Nunca vos aconteceu esta situação?
Já me passou pela cabeça fazer como no filme Julie and Julia, mas em vez de culinária seria a minha paixão pela malha que me levaria a partilhar o passo a passo das aprendizagens que quero conquistar assistindo às aulas da EZ, complementadas com outras aulas. Os direitos de autor iriam complicar bastante o processo por isso talvez até o faça, mas sem partilhar publicamente. Acho uma forma engraçada, disciplinada e organizada de adquirir novas aprendizagens.

* final do ano iniciei o kit de uma camisola, a que mais gostei no festival de Edinburgh, com lã da Shetland a ouvir o concerto de Inverno do Sting. Tentei, desta forma, criar uma memória feliz na despedida de uma ano que me foi particularmente difícil, como forma de reconciliação com 2019 e esperança de um 2020 tão feliz que "apagará" as coisas menos boas de 2019.

1 comentário:

Fabi disse...

Não fazia ideia que essas aulas da Elizabeth Zimmermann existiam e fiquei muito curiosa. Acho que não vou resistir e vou comprar o acesso. Bom ano novo!