quarta-feira

Livros técnicos, Bluprint, Patreon e Ko-fi

Isto de andar a explorar na Net/Web tem muito que se lhe diga. Começa tudo apenas com uma imagem que nos cativa e depois nos remete para outra página que dá mais detalhes sobre aquilo que nos chamou a atenção, que entretanto fala de uma outra coisa e quando damos por isso já não nos lembramos onde tudo começou. Tentei recriar os passos mas não estou certa se foi este o caminho que percorri até chegar às minhas recentes aquisições. Um dos podcast que sigo é o Knitting the stash, e  penso que terá sido aqui o meu primeiro contacto com a Jen Arnall, no início deste ano. Entretanto penso que foi no Instagram que começou a aparecer fotografias do seu último livro   e em simultâneo comecei a ter notificações no Youtube dos tutoriais que acompanham o livro. Perdi o fio à meada e não sei ao certo como cheguei ao site e dei por mim a investir nestes dois livros, que me irão permitir novas aprendizagens e melhorar técnicas. Mas claro que não fiquei por aqui, a Net/Web tem destas coisas e em dias chuvosos pode ser tramado! Quando quis reencontrar o caminho que me levou à Jen ao chegar ao Knitting the stash dei de caras com outro livro e não resisti, uma vez que também me remetia para um site Inglês.
A culpa foi da chuva que me fez ficar com mais tempo disponível para andar por aqui a explorar e divagar. Realço que assim que efectuei o pagamento dos livros a Jen Arnall enviou-me os ebooks para se precisasse de consultar antes da entrega da encomenda, algo que revela um grande cuidado com o cliente.
A propósito de despesas tenho a subscrição da bluprint (recomendo)e investi em dois pacotes de aulas da Knit Stars (0.1 e 0.3), já fiz uma "doação" em troca de aulas à Jude Hill mas nunca me decidi em ser Patreon. A razão pela qual nunca o fiz é que ainda ninguém me conseguiu convencer com os argumentos que apresentam. Alguns oferecem descontos temporários de modelos de malha, entrevistas com designers muito interessantes mas com informações que as designers já facultam nos livros, na Bluprint e nos blogs, e ainda descontos em fios e afins, o que leva a compras por impulso no sentido de aproveitar as promoções. No meu caso preferia que disponibilizassem aulas, truques e dicas interessantes e não aquelas que estão à distância de um clique na Net/Web (as marcas dos fios facultam imensos tutoriais, bem como as designers). Considero mais justo o tipo de plataforma que a Knitting de Stash encontrou, a Ko-fi. Se considero que o conteúdo do seu blog/podcast me enriqueceu de alguma forma, posso doar desde 3$ até ao valor que eu entender. Há youtubers que apelam a que nos tornemos patreon que publicam duas vezes por mês, outros muito menos mas o pagamento cai sempre de uma forma regular, independentemente do conteúdo do "episódio" e se nos agradar mais do que um autor/criador de um podcast, a despesa no final de um mês não é de todo razoável, a meu ver. Como tal vou "pagando cafés" pontualmente a quem me dá em troca bons momentos de lazer e de aprendizagem, mais frequentemente compro modelos lançados pelas podcasters/youtubers. 
Neste momento tenho nas agulhas um modelo que comprei à Melody e na calha uns bonecos da Susan B. AndersonTenho também o primeiro modelo publicado da Melissa e um da SofiaEstes modelos adquiri como forma de agradecimento pelas partilhas públicas das designers.
Antes de ir preciso de defender os livros! Os livros são uma excelente fonte de informação, proporcionando bons momentos. Apesar destes livros que comprei estarem disponíveis em eBook, ainda mantenho o vicio do papel. Tenho consciência que é uma opção muito menos ecológica e mais cara, atendendo ao que paguei em portes, mas gosto de descansar as mãos nos livros, de lhes sentir o toque e o cheiro, não há nada a fazer!

1 comentário:

Cláudia Monteiro disse...

Vivas para o livro. Novo ou velho