quarta-feira

A Grande Magia

Esquema das caneleiras adaptado do baa ble hat (gratuito)
Não concordo, em grande parte, com a Elizabeth Gilbert, nem gostei do seu livro "A Grande magia". Sem dúvida que o processo criativo tem por vezes momentos e resultados em que sinto que pura magia acontece, resultado de uma entrega total a algo que me apaixonou. Se consigo sentir estes momentos mágicos é porque comecei por duvidar que seria capaz. Depois começo a acreditar que o estudo, a pesquisa, a observação, as aulas e a prática me irão conduzir ao meu objecto de sonho. Num acto de fé, como dizem por aí, "deito fogo à peça". Desespero e espero conseguir! Desfaço e faço e volto a desfazer e refazer. Zango-me, afasto-me, duvido. Procuro outros caminhos. Reconcilio-me e finalmente consigo (nem sempre, mas ainda assim fico feliz por ter tentado!). O processo em si mesmo é o caminho, vou desvendando segredos, truques e técnicas. Copio e moldo à forma que me faz sentir mais confortável. Ganho coragem e solto-me. Sou atrevida. Acredito em mim, porque sei que me esforço, que trabalho e invisto para conseguir concretizar peças que idealizo e não são livros de auto ajuda que me fazem ser criativa, mas sim o simples acto de criar.
Acredito também em seguir o caminho devagar e muito lentamente ir passando pelas várias fases do processo criativo. Para quê ter pressa se não tenho de chegar a nenhum lado em particular, já que nem o defini?! Apenas me interessa tirar o máximo de gozo do que vou fazendo e assim estou certa que no final ficarei feliz.
Tenho uma ideia a fermentar há um tempo, como disse nada definido, mas preciso dos meus filhos já que por base terei as memórias das suas infâncias. Profundamente atenta, observo, fascino-me com as transições no crepúsculo, desvendo o efeito da luz e da sombra, sinto e registo.
Enquanto espero que o ritmo deles se sincronize com o meu vou explorando as técnicas que estou a pensar utilizar, como o Boro, Patchwork, Shibori e tingimento de têxteis de uma forma sustentável.
A primeira etapa desta experiência passa pela "descoberta" de tecidos japoneses. Tinha de começar por algum lado, a experimentar e a sentir texturas dos tecidos e linhas.
Evitando projectos ambiciosos, optei por uma bolsa japonesa, que já fiz anteriormente mas sem utilizar retalhos.

 Utilizo retalhos do direito e do avesso destes tecidos japoneses tão diferentes na textura e na cor!
As primeiras leituras começaram pelo livro do projecto "Aldeia" e acredito que para a "Magia" acontecer, pelo menos no meu caso, o melhor é seguir o ditado "Usa e serás mestre"!

No Yarn Along partilho o livro "Usa e serás mestre", juntamente com as "Caneleiras de sonhadora" que me apercebi nunca ter partilhado o trabalho final. Ainda não as molhei, mas estiquei suavemente com o vapor do ferro de engomar.
A história da criação deste projecto é simples! Começou pela minha paixão pela Escócia e o sonho em ir à Shetland Woll Week, que me fez seguir o blogue, onde vi este modelo. Como um gorro teria pouca utilidade já que por aqui nunca faz um frio excessivo, optei por adaptar o desenho a umas caneleiras que também se podem usar como "mangas". Para me sentir à vontade a fazer malha a cores, além de ler alguns livros, frequentei um workshop de tricotar a cores.
"Moral" da história?!  Palavras chaves deste processo?! "A grande magia"?!
Apaixonar-me (por um lugar- Escócia).
Construir um sonho (ir à Shetland woll week) e
criar (um projecto com os pés na terra, adaptando à minha realidade)
percorrendo um caminho de aprendizagem.

Nota: desisti de escrever com o acordo ortográfico e de impor um limite a mim mesma quando estou a "teclar", porque dizem por aí que não é bom escrever grandes textos! Mas eu estava a gostar de divagar  por isso continuei e vai ficar mesmo assim!

7 comentários:

Anónimo disse...

Gustánme moito as cores das teas e as súas texturas, estou deseando ver o resultado final do teu traballo.
Un saúdo!!!

steph disse...

LOVE those pieces of fabric for the bag!!!! Very pretty....and love the mitts? with the sheep!!! so cute!!

Amanda disse...

Beautiful colors!!

Ranee @ Arabian Knits disse...

Are those sheep mitts? Did you use a pattern? They are lovely.

Sofia Amaral M. disse...

Free pattern : http://www.ravelry.com/patterns/library/baa-ble-hat

Ranee @ Arabian Knits disse...

Thank you! Are you on Ravelry?

Lucy Bowen disse...

Baa-ble mitts - they are fabulous!