segunda-feira

Desmanchar para evitar perda de espaço, tempo, dinheiro


material de novo disponível para novos projectos!

Nas minhas arrumações deu-me para isto, desmanchar para reutilizar! Comigo os projectos de malha não podem andar muito tempo nas agulhas, dada a velocidade com que saem novos modelos, o que faz com que seja atraída para um "estilo" diferente daquele que estava a fazer. A experiência diz-me que nunca retomo os modelos, como tal, resolvi dar nova vida à lã de um projecto que foi uma verdadeira aprendizagem em termos de técnica, de escolha de fios e de tempo limite para ter um projecto de malha nas agulhas.
O Cardigan Irlandês é um modelo da Carol Feller, e pertence a um pacote de aulas que adquiri na Craftsy, agora Bluprint. Tenho aplicado em outros projectos algumas das aprendizagens que pratiquei ao longo deste projecto. No entanto, a escolha errada do fio e o ter deixado outros projectos meterem-se pelo meio, fez-me querer desmanchar já na etapa final todo o casaco.
Projectos abandonados no cesto das lãs causam-me um grande desassossego e até mesmo alguma "culpa" por estar a dedicar-me a outros projectos, que muitas vezes levam a mais despesas, sem ter terminado projectos nos quais já investi tempo e sobretudo dinheiro! Outra questão é o espaço que ocupam materiais e projectos abandonados. Para combater este misto de sentimentos de culpa e de ansiedade, procurando uma certa paz de espírito, resolvi dar nova vida a alguns fios/projectos. Se os meus alunos estiverem a trabalhar com lã terão prioridade na doação que quero fazer destes materiais, caso contrário irão para outras instituições que já deram nova vida aos meus fios pelas mãos de senhoras ávidas de aprender malha, produzindo peças para, também elas, doarem a outras instituições. Nos tempos que correm desafio a quem por aqui passa, e que tem tempo para ler o que escrevi, a olhar para fios/projectos que tem em casa e a pensar no espaço físico e mental  que estão a ocupar, sempre  com alguns custos. Por vezes fazemos compras por impulso. Por vezes, e tantas vezes, mudamos de ideias. Tudo isto, e muito mais, é natural e legítimo, mas não seria melhor "aliviar" esse peso que carregam com vocês? 

Sem comentários: