quarta-feira

Praticar "gratidão" para me sentir feliz

Nasci a 1 de Janeiro de 65, sendo o final de ano verdadeiramente uma passagem para um Ano Novo. Tentada a despedir-me de 2020 sem vontade de guardar memórias, recuei e olhei para o ano que termina com outros olhos, tentando sentir-me, apesar de tudo, grata. Quando aposto em sentimentos de gratidão tomo consciência de quanto sou feliz. Não é fácil! Perdi parte do meu paizoco num acidente, mas sinto-me grata por ir festejar mais um aniversário no aconchego do seu carinho, trocando olhares cúmplices, que esses não se perderam (apenas memórias, mas vivo com o meu pai o presente). Foi um ano sem abraços e beijos, mas nunca me senti só. Foi um ano assustador mas consegui  rir e sorrir, em família e na escola. Foi um ano de perdas, mas seguiu a lei natural da vida. As pessoas brincaram que seria o ano dos bebés e eu tive a alegria de ser avó e a família contínua a acrescer. Vendi a casa da cidade e estou a mudar-me para a "minha" Serra. Ainda sem casa, com muitas peripécias pelo meio, contratempos e muita coisa nada a meu gosto, mas tudo se compõe com tempo. O meu filho conseguiu seguir o seu sonho, já traçou o seu caminho e sinto-o feliz. Feito um balanço, interiormente mais profundo, posso afirmar que estou Feliz, não de uma forma forçada mas fruto de sentimentos de Gratidão. Sendo uma pessoa que vive cativa dos números tenho esperança que o ano em que faço 56 anos, "espelho" do ano em que nasci, seja mais um ano em que "reinvento a felicidade", como dizia a minha avó Teresa. Quero acreditar que será um ano em que tudo se alinha e reequilibra. Tenho fé no Novo Ano e escolho como temperos, para a receita perfeita de 2021, com aquele gosto especial que se quer no coração e na memória, a gratidão, a fé e a prática de viver (intensamente) o presente, sem esquecer a prática de uma vida saudável porque a saúde nunca deve faltar! 

No Novo Ano tentarei partilhar parte do dia-a-dia de uma avó que se mudou para o campo, tentando viver de uma forma mais serena, sustentável, "lenta", criativa  e saudável. Tenho lido e visto muita coisa, mas dos estudos teóricos quero passar à prática e são esses resultados que pretendo partilhar com vocês. Não prometo nada porque cada vez afasto-me mais deste teclado, mas estou a tentar conciliar-me com o meu portátil que não tem culpa nenhuma da fase do ensino a distância. 

Até breve amigos leitores, mas sem promessas.

Feliz Ano 2021!



Nota : sugestão de podcast "Para visão de longo prazo"

4 comentários:

Chookyblue...... disse...

HAppy NEw year and goodluck with moving and finding a new home..........

Sofia D. disse...

Obrigada Sofia por partilhar a sua aventura. Desejo-lhe um Feliz 2021, com muitas concretizações.

Anónimo disse...

Continue a brindar os seus leitores com a sua escrita!
Gosto muito de passar por aqui e deixar-me levar pelas suas palavras!
Obrigada.

Sofia Amaral M. disse...

Obrigada a todas/os pelas vossas simpáticas palavras e doces desejos!
Fiquem bem!