sexta-feira

Voltei!

O Natal e o começo de um Novo Ano (é mesmo um Novo Ano para mim que nasci a 1 de Janeiro!), numa família numerosa, como a minha, são vividos de uma forma intensa, o que ocupou todo o meu tempo! Ainda assim consegui concluir o meu casaco antes do Natal, fazer uma boina para a Madalena e iniciar um gorro, que coloquei de parte e só retomei no passado fim-de-semana, dado que a minha prioridade era fazer tudo o que a Madalena queria levar para Londres.
boina a esticar num prato
O modelo da boina é gratuito e encontram a descrição de todo o processo na minha página de projectos (clicando aqui). Tinha alguns erros facilmente ultrapassáveis principalmente para quem tem horas a fio de ponto de cruz!
O gorro é um modelo da Rosa Pomar e o fio é da Retrosaria. É de fácil e rápida execução. Sendo um modelo de S.Miguel, tinha mesmo de o fazer (a minha família é de São Miguel)! Como fiz à portuguesa teci as malhas em liga, tendo o fio do padrão do lado direito (mão direita para quem não faz  malha à portuguesa) e o fundo do lado esquerdo (mão esquerda para quem não faz malha à portuguesa), ao contrário de quando faço em meia.
Esta semana iniciei um cardigan com torcidos, seguindo as aulas da Craftsy, da Carol Feller, um presente de anos da Madalena. Iniciei com uma montagem de malhas que nunca tinha feito, a leitura de gráficos de torcidos e a execução de "bobbles" para mim foram também novas aprendizagens, o que torna este projecto extremamente motivador e viciante!
Já o ano passado tinha pensado em dedicar-me aos torcidos, tendo comprado na altura o livro da Norah Gaughan's, Knitted Cable Sourcebook, no entanto nunca arranjei tempo para me dedicar a aprendizagem de torcidos.
Nas férias de Natal, quando resolvi ler o livro (como novo, adquirido em 2ª mão na amazon por um preço inacreditável!) da Elizabeth Zimmermann's, Knitter´s Almanac, Projects for each month of the year, decidi que este era o momento certo para me dedicar a este tipo de projecto seguindo as aulas que a minha filha me ofereceu (será mais uma forma de sentir-me ligada a ela, apesar da distância que nos separa).
Ainda pensei aprender dicas e truques em relação a torcidos com a Carol Feller e fazer a Sauvabelin Sweater, do livro Woods, mas depois resolvi deixar este projecto para uma outra altura e fazer o casaco das aulas. Ainda não decidi se vou fazer alguma adaptação, mas como corro o risco de não ter fio suficiente, provavelmente terei de eliminar os torcidos das costas. Por agora estou nas mangas, para confirmar o número de pontos por cm e praticar os torcidos antes de avançar para o corpo do casaco (ou camisola?!)
A malha vai devagar não só porque quis ajudar a Madalena na sua mudança, não querendo desperdiçar um minuto passado com ela, mas também porque este ano a família está a ir em peso ao ginásio, quase todos os dias (esta semana só falhei 4ªf!). Foi um começo de 2018 intenso e penso que assim será todo o ano, com a aproximação do casamento da minha  filha Inês, mas nada me impedirá de continuar com os meus trabalhos de mãos e que irei aqui partilhando, junto com leituras que me agradaram, passeios que me animaram e locais que me maravilharam.

Sem comentários: