quarta-feira

Apreciando uma lã



A melhor lã de sempre para "destricotar" é a Beiroa. Como os meus filhos me dizem "Coisas à mãe!". No mínimo sou diferente das restantes pessoas pois estou a partilhar uma apreciação de um fio pela facilidade em ser desmanchado, mas já muito foi dito sobre a Beiroa e nada tenho a acrescentar a não ser a rapidez com que desmanchei várias carreiras e apanhei novamente as malhas exatamente na carreira e na malha que pretendia.
Estava a fazer a primeira caneleira "Ego do Mar" quando notei que, com o entusiasmo de ver chegar o castanho natural na cor cinza, tinha feito uma carreira a mais. Inicialmente fui tentada em deixar ficar! Parei, pensei um pouco, observei, calculei e concluí que a proporção de 4 carreiras do primeiro padrão, para 2 carreiras na mesma cor é bastante diferente de 4:3! Já "destricotei" outros fios, alguns nem dá para reaproveitar, no entanto desmanchar Beiroa foi simples e rápido. Retirei todas as malhas das agulhas, puxei o fio e apanhei as malhas na carreira que pretendia num piscar de olhos!
Aconselho vivamente o modelo "Caneleiras Poveiras" a quem está tentada a iniciar modelos tricotados com cores. É simples, a lógica do padrão não exige uma constante consulta do esquema e nunca tem mais de 3 malhas de intervalo entre duas cores. Com Beiroa têm uma infinidade de hipóteses para testarem e desafiarem a vossa criatividade, jogando com cores e se, com o entusiasmo de verem o efeito desta lã nas vossas agulhas, se precisarem de desmanchar algumas carreiras é extremamente simples voltar para trás, sem desperdiçar lã ou perder a cabeça. 
E a propósito de Criatividade o livro que estou a começar a ler é o da Elizabeth Gilbert, que tem sido tão falado nas redes sociais, ocorre-me neste momento o último episódio da Katie, Inside Number 23. O título é verdadeiramente elucidativo, é mesmo isso que sinto, quando tenho a coragem de me "soltar" é pura Magia, ainda assim tenho um forte palpite que não vou gostar deste livro!
O livro "Malhas Portuguesas" já li, reli e consulto sempre que me surge uma dúvida. Partilho no Yarn Along, não porque o esteja a ler mas porque estou a seguir o modelo das Caneleiras Poveiras.
Todas as 4ª feiras

Sem comentários: