quarta-feira

Cuidados que tenho com as galinhas

A Fiona é a mais atrevida das galinhas e está aqui em representação das  restantes, enquanto partilho alguns cuidados que tenho com elas para que se mantenham saudáveis. Atenção que sou uma principiante na criação de galinhas! Apenas sigo as sugestões do criador das minhas Orpingtons e consulto o canal English Country Life 
As minhas galinhas têm uma alimentação cuidada, espaço para esgravatarem, utilizando o pequeno galinheiro apenas para dormir e colocar os ovos. Criámos um cercado onde ficam enquanto vou dar aulas, com uma sombra provisória, uma vez que ainda não tivemos tempo de construir uma sombra definitiva com os materiais que adquirimos.
De 15 em 15 dias, caso não seja necessário antes, limpo e desinfecto a base do galinheiro, ainda assim faço uma limpeza diária e a cama de aparas é renovada. Nada se desperdiça, vai tudo para o compostor.
De 6 em 6 meses irei colocar estas gotas no pescoço das galinhas, tendo já feito a primeira aplicação.
O repelente é para colocar na base das penas, mas ainda não vi necessidade de aplicar, o saco ecoforce é Pó de diatomácea que coloco no fundo do galinheiro, por baixo das aparas de madeira.
Assim até parece que as galinhas dão trabalho mas não demoro mais do que 15 minutos por dia a limpar o galinheiro, logo que lhes abro a porta pela manhã e à tarde regressam ao galinheiro por elas, quando o sol se põe. Durante a manhã vou várias vezes ao galinheiro para ir tirando os ovos que me oferecem todos os dias. Ainda assim não pensem que ter galinhas poedeiras, a esta escala, é um investimento! Penso que deu para perceber que os gastos são muitos. Além dos produtos que aqui partilhei, há a acrescentar o preço das rações. Tenho a sorte de ter espinafres e couves do vizinho e do jardineiro, enquanto não tenho a minha própria horta.
Neste momento estou a tentar resolver o primeiro problema com que me deparei, a Fiona é capaz de estar choca!
Consultei o criador das minhas Orpington que me apresentou duas soluções, a primeira implicava queres ter pintos, não muito obrigada; a segunda será mergulhar a galinha em água fria, 2 ou 3 vezes no mesmo dia! Acho que vai ser difícil colocar em prática esta segunda solução. Tentei causar desconforto na Fiona, abrindo o tecto do ninho para entrar luz e coloquei o separador para reduzir o espaço para metade. Espero que resulte, pelo menos consegui que a Fiona se juntasse às suas companheiras de capoeira, por breves momentos, uma vez que fiz a experiência um pouco antes do pôr-do-sol, que é quando elas regressam ao galinheiro, onde passam a noite.
Vantagens de ter galinhas? Para além do gozo que me têm dado e da alegria do meu neto mais velho, são excelentes para melhorar a qualidade do composto e mesmo do solo característico da zona, chamado pelos locais "areia-prata".  

As minhas flores estão lindas! 


Os amores-perfeitos do aniversário do meu neto Vasco, do dia 8 de Março, estão sempre a florir.

O que toma o meu tempo, neste momento, é tentar ensinar o Torrão que as galinhas são para ele ignorar. Tudo seria muito mais simples se ele tivesse crescido com elas.

Nunca pensei que gostasse de ter galinhas e cada dia gosto mais. Já me conhecem e ficam junto de mim enquanto estou a jardinar. Os cuidados que tenho com as galinhas fazem parte das minhas rotinas matinais e que considero um excelente começo de dia.

Apliquei um trabalho antigo de ponto de cruz ao avental de jardinagem e cuidados com as galinhas

2 comentários:

Anónimo disse...

Espetacular!
Adorei o post! Se eu vivesse na aldeia, também teria galinhas. Na cidade é muito complicado.
Obrigada pela partilha.

Fabi disse...

Olá Sofia,
Estou a adorar ler sobre as tuas galinhas. Parecem ser muito queridas e que sorte que elas tiveram de ir viver para vossa casa!
Beijinhos,
Fabi