quarta-feira

Preto no Branco

Malha:
Preto no branco*foi o nome que dei a estas luvas que estou a fazer para a minha irmã. Apesar de ser o branco que faz padrão no fundo preto, quis dar este nome ao meu projecto a fim de deixar bem claro (preto no branco) que a minha irmã é a melhor irmã, filha, neta, prima, tia que alguém pode ter! Tem um coração do tamanho do mundo, é de uma extrema sensibilidade e de uma generosidade sem fim, estando sempre presente para todos. Foi o melhor presente que os meus pais me deram, quando fiz seis anos. Sim, presente, fiz seis anos no dia 1 de Janeiro  e no dia 4 recebi a minha maninha de presente. Os meus irmãos já eram dois, mas eu estava sozinha no meu quarto. Claro que a nossa relação teve pontos altos e baixos, seis anos de diferença, quando eu era adolescente e ela uma criança, levou-nos a guerrear bastante no nosso quarto. Desde pequena que cresceu a adaptar-se aos outros, conquistando o seu lugar num grupo de 11 primos e de mais uns quantos "irmãos adotivos", todos ligeiramente mais velhos. Apesar de algumas barreiras que encontrou em virtude de ser a mais pequena, sempre tentou integrar-se nas nossas brincadeiras e jogos, tentando comportar-se "à altura"! Recordo-me de a ver brincar "às escondidas" com as bonecas, numa altura em que nós já as tínhamos colocado de parte. De meninas a mulheres, a distância dos anos que nos "separavam" esbateu-se, chegámos a um ponto de grande cumplicidade em que conseguimos comunicar apenas com uma troca de olhares. Para ela, que nunca diz que "não posso", "hoje não"...teço estas luvas há tempo demais! (se fosse ao contrário ela já as teria terminado!). Fiquei desmotivada porque a primeira luva não me correu bem, embora a minha irmã diga que "assim está bem"! 
Troca de posição da lã! Agora estou mais atenta!
Por todas as razões e mais algumas decidi que este seria o primeiro projecto inacabado que iria terminar este ano, para que as suas mãos não passem mais frio. A minha avó Nazareth sentindo as nossas mãos frias dizia: "Mãos frias, coração quente" (o provérbio: amor ardente, paixão para sempre), talvez por isso as suas mãos andem sempre geladas!

Leituras 
Continuando a falar da minha irmã, ela é aquilo que chamo a Dona de Casa ideal, tudo sempre limpo, arrumado e organizado. Para manter o seu nível de exigência, quando se viu obrigada a ganhar espaço, ofereceu-me uns quantos livros, o que me vai ajudar a economizar uns trocos para mais uma viagem! Ontem comecei a ler um dos livros que herdei,  "O Regresso a Madison County", a continuação das Pontes de Madison County, que simplesmente adorei bem como o filme com a grandiosa Meryl Streep (recomendo este vídeo, Golden Globes 2017) e o não menos espectacular Clint Eastwood.
Antes tinha estado a ler a minha última compra aproveitando as regalias de ser Leitor Bertrand"Um Conto de Inverno" de Trisha Ashley. Escrita simples sem preciosismos, enredo "leve", algo que muitos designam por um "romance de cordel", noutra altura talvez tivesse olhado para o livro e não lhe tivesse dado uma hipótese. Felizmente dei o que ajudou esta Sofia a andar nas limpezas (não como as da minha irmã!) e arrumações a par e passo com a Sophy, até os aspiradores eram da mesma marca (Dyson)! A Sophy é uma criativa com tecidos, fazendo patchwork e estas suas palavras podiam ser minhas.
"Com uma cintilante variedade de sedas de cores vivas e retalhos de cetim espalhada pelo tampo polido da mesa de costura, uma lareira, fingida mas alegre, (...) e Charlie (o cão) aos meus pés (ou mesmo em cima dos meus pés), sentia-me perfeitamente feliz".
Para quem não é exigente e até lê romances de cordel, recomendo, o importante é tirarmos prazer da leitura.

 * Modelo da Kate Davies aqui no Ravelry

às quartas feiras 

 A quarta feira passada foi o aniversário da minha irmã e, por isso, retomo as minhas partilhas no Yarn Along apenas hoje daí ter falado em dois livros.
As próximas quartas feira partilharei apenas projectos que tenho por acabar participando assim no"Time for UFOs" do grupo "Cenouras", da Maria Cenoura.

5 comentários:

Naná disse...

Eu que sou filha única e feliz assim, ao ler estas palavras, desejei ter uma irmã assim!

As luvas são lindas!

Cenoura disse...

Um dos pecados mortais é a inveja e por causa dela morrerei...
Apenas posso imaginar quanto deve ser maravilhoso ter uma irmã (ou um irmão). Várias vezes leio os teus post e vejo as tuas fotos e sonho um pouco.
Mas devo dizer-te que a tua irmã também tem muita sorte, porque tu és uma pessoal muito especial!
Um abraço com saudade

Sofia Amaral M. disse...

Obrigada Naná!

Sofia Amaral M. disse...

Obrigada cenoura pelas tuas doces palavras!
Beijinho grande

Inês Sousa de Menezes disse...

A sua irmã merece essas luvas, por todos os motivos que enumerou ;) É realmente uma pessoa fantástica, que dá o seu melhor a todos, por isso também merece receber um presente desses, feito com amor e carinho.