quarta-feira

Um xaile circular, com Rowan



Para provar, cá em casa, que o meu investimento em revistas é um bom investimento, estou a tricotar um xaile redondo (esquema no Ravelry, clicando aqui), da revista "The Knitter - 90 - Autumn styles" . Uma experiência nova para mim em termos de esquema e do fio.
O esquema começa pelo rendado, muito fácil. As primeiras carreiras exigem uma maior concentração, mas uma vez lançado o desenho, é fácil perceber o esquema da repetição, não sendo necessário olhar permanentemente para o esquema. A montagem das malhas também nunca tinha feito em 2 agulhas, para dar uma certa elasticidade. Outra experiência nova foi tecer a secção final em "short row". Confesso que não sou muito amiga de estrangeirismos mas não sei o termo equivalente em português! Posso tentar descrever o que fiz até aqui! Das 271 malhas, passei a primeira e teci em meia 140 malhas, sobrando-me 130. Virei o trabalho, teci 10 malhas em meia e sobraram-me, uma vez mais 130 malhas. Daqui para a frente, passei sempre a primeira malha, teci em meia até 1 malha do fim da carreira anterior, passei 2 malhas para a agulha direita e teci em meia as duas malhas juntas, nas laçadas de trás. A Nionoi explica muito bem esta técnica ssk aqui, neste vídeo. Depois deste ponto teci mais 4 malhas e virei novamente o trabalho. Um bocado difícil para mim descrever o que fiz, mas as instruções em inglês são muito claras. (clicando aqui encontra um dicionário de pontos em inglês; aqui também, pela Ovelha Negra)
Aqui, do lado direito, a passagem de 2 malhas em meia, para a agulha direita e tecidas juntas, por trás

depois do ssk, teci mais 4 malhas, voltei o trabalho e comecei a tecer uma nova carreira em meia
Outra experiência nova, para mim, foi este fio da Rowan, extremamente macio. Apesar de estar a tentar conhecer melhor as nossas lãs, não resisto a certos fios, até porque uma das minhas viagens de sonho é ir conhecer a Rowan e passar uns dias no campo inglês.
Enquanto faço malha pratico inglês, aprendo técnicas,  sei novidades de tricot, fios e livros e rentabilizo o meu tempo, seguindo alguns podcast, sugeridos pela Susan B Anderson. Estou a gostar imenso do podcast da Little Bobbins knits . É sempre bom "estarmos" num espaço tão agradável, com alguém a falar dos seus projectos em malha. Os sacos e bolsas onde a Dani guarda os projectos em curso são lindos! Eu tenho o mesmo hábito,  por isso mais um saco,  ou mais uma bolsa, nunca são demais para mim. 

1 comentário:

Naná disse...

Um dos podcasts que eu mais aprecio por estes dias é o da Jenny, do Tiny Paper Foxes e o da Isabelle, do Fluffy Fibers. A Maria do Stitched in Sweden também tem um podcast fantástico e ensina sempre algumas técnicas bem úteis!

esse xaile também me ficou no goto, quando desfolhei a revista!