terça-feira

Malha e livros

Nas agulhas tenho uma camisola, que é uma junção de dois modelos, de dois fios e de 2 estreias. 
As estreias são, arriscar a misturar 2 modelos da mesma designer e os dois fios, um deles português e do Porto, que ainda não tinha usado. No que refere ao modelo, escolhi o padrão menos alto, para evitar que os olhos dos outros recaiam sobre zonas do corpo em que ganhei largura. Ainda assim vou ter desenhos na zona da barriga, algo que devia evitar pois não me beneficia, mas arrisquei por gostar de desenhar esquemas semelhantes aos do ponto de cruz. Alterei os punhos, fazendo-os menos altos e com malha 1 por 1, porque é a forma como sei montar malhas com o meu acabamento favorito (link para o vídeo, no Ravelry). Uma dica que aprendi, com a divertida Amy Detjen, para não haver enganos aquando da união das malhas em circular, é colocar marcadores ou alfinetes, desta vez coloquei de 20 em 20 malhas, o que também ajuda na contagem final de malhas.

Em relação aos fios, o Trianon é da Lopo Xavier, na cor cinza e amarela, junto com Kidsilk Haze, da Rowan. O tecido que resulta da junção destes dois fios é super fofo e macio. O que me fez escolher estes fios foi o resultado de uma visita à  The Craft and Company, em Cascais, onde muito conversei com a Sacha, que generosamente dispensou o seu tempo para partilhar a história por detrás da Companhia Lopo Xavier (a Sacha contou muito mais, dava um romance de leitura viciante!) que muito me fascinou. Tinha de experimentar os fios da Lopo Xavier e, para obter o número de pontos o mais próximo possível dos modelos, tive de juntar o Kidsilk Haze, tendo conseguido valores próximo com um resultado surpreendente! Os detalhes do projecto podem ser consultados no Ravelry.
Este projecto não tem sido feito de forma solitária porque, a convite da Sacha, tenho-me juntado a novas companheiras de agulhas, em Cascais, uma das vilas, aqui perto, mais bonitas e com mais vida do que a sempre deslumbrante Sintra.


Este projecto abalroou os modelos que estava a fazer para o neto que chega em Setembro, mas foi para aproveitar o facto de ainda não estar um calor insuportável para o fazer, e estava ansiosa para começar um modelo do livro Kalevala.* 
O primeiro macacão ficou em espera! Os restantes modelos ficaram a faltar costuras e botões. 


Umas calças iniciadas que ficaram à espera do elástico.

Umas meadas aguardam o projecto ideal!

Livros
Vou descansando os braços da malha lendo o livro, Crime na Quinta das Lágrimas primeiro contacto com o autor português Lourenço Seruya. Grata aos Livros no Armazém por me apresentar novos e prometedores autores e à Maria João pela oportunidade de conversar com o Lourenço.

A Dora Santos também tem influenciado algumas das minhas escolhas e A Cidade das Mulheres é um exemplo disso, sendo mais um livro para acompanhar estes projectos. 
Viciada e apaixonada por livros, livrarias e bibliotecas, tenciono passar pela livraria do Ricardo, na próxima ida à The Craft Company.

* Livro Kalevala, o texto épico, em Português, 

Sem comentários: