quarta-feira

The Knitting and Stitching Show 2023 - London



Uma ida a Londres para estar com a família expatriada é sempre bom, mas com uma visita programada a uma feira com amigos, ainda é melhor! No entanto, este ano, a feira estava reduzida a um terço, pouco tinha de malha, sendo o foco principal o patchwork. Não vi bancas internacionais e, em conversa com algumas feirantes, percebi que o Brexit arruinou este tipo de feiras e pequenos negócios nesta área. Ainda assim gostei de conversar com algumas designers, fiz compras em materiais que me irão ocupar as mãos por uns anos e, no fim, ainda deu tempo para conversas inspiradoras e enriquecedoras com algumas artistas sobre os trabalhos que tinham expostos.

Antes da feira fomos deixar o Vasco à escola. Embora ele adore estar com os amigos, fico sempre de coração partido ao deixá-lo. Já era assim com os meus filhos! 

Segue a descrição da visita, acompanhada de links para os sites de algumas lojas. Nada como umas agulhas para me serenar, daí considerar um bom investimento a compra deste tipo de materiais, embora tenha plena consciência que devo ser mais disciplinada em termos financeiros!


A exposição de panos de pó bordados servia como recepção ao público. Já na entrada para a galeria de expositores era possível apreciar alguns trabalhos que estiveram expostos na feira de agosto The Festival of Quits.


Tentei comunicar com os nossoa amigos, mas sem sucesso, por falta de rede e decidimos seguir para a zona do mercado, para ver se os encontrávamos. O primeiro investimento, talvez impulsivo, foi na banca da Angela Daymond, pois não resisti ao painel outonal com animais de bosque. A Angela ajudou-me a calcular a quantidade de outros tecidos que precisaria para tirar o melhor partido do painel.  

Apesar de já ter tecido em quantidade suficiente para um trabalho, no The Stitching Post não resisti a adquirir mais alguns tecidos que combinam com os da Angela, mas que também poderão servir para a manta, Queens Walk´Quilt , que quero iniciar em breve.

Finalmente conheci a simpática Jenny da Pincushion Pantiles e, embora tenha tido o juízo de não comprar dois kits quando visitei a sua loja, o Prince nunca mais abandonou os meus pensamentos criativos e não resisti em trazê-lo comigo. Terei de gerir o que quero fazer, com alguma racionalidade, evitando a ansiedade que me causa ter um investimento em materiais que repousam no espaço dedicado a estes trabalhos. Terei de começar pelos projectos para os netos para não os terminar quando já não fizer sentido. Talvez intercale com os que são para a nossa nova casa.



Na banca da Luna Lapin, Coolcrafting, estive tentada em adquirir materiais para, finalmente, fazer alguns bonecos mas tendo já gasto tanto dinheiro e estando limitada com espaço de bagagem para o regresso a Portugal, consegui resistir. Não tive a mesma força para fechar os olhos e deixar para trás estes dois livros irresistíveis. Mesmo que não venha a fazer nada os livros são lindos! Os projectos da Claire Garland, da Beatrix Potter têm a vantagem de serem feitos com fios da Drops, fios sempre muito em conta e que costumo adquirir no Clube de Tricot.


A simpática e bem disposta Cyntia Treen

Fiquei fascinada com The Indian Block Print! Não tendo tempo para novas experiências, passei o interesse para o Zé, ajudei na escolha de uma das cores e será ele a explorar estes materiais.




Já tinha dado por terminado os meus investimentos mas, quando passei novamente pela banca da Janet Clare, e empurrada pelo Zé, "depois ficas a pensar nisso", acabei por trazer um pequeno kit, espero que de fácil e rápida execução, para experimentar. Conheço há muito trabalho da Janet e sempre gostei imenso.


Avental da Jane - fotografias tiradas pela minha amiga Tátá


Esquema do avental pode ser adquirido na loja Pincushion

Próximo da hora do fecho, fomos ver a exposição, numa corrida, mas com tempo para conversar com algumas artistas.






Para os trabalhos de malha apenas trouxe 3 meadas que estavam com uma excelente promoção e um novelo para meias para o Zé, escolhido por ele. O erro que cometi foi ir atrás de promoções, devia ter trazido apenas o novelo para meias.

Na Shutelane comprei estes desenhos de grande qualidade, talvez, apenas para os emoldurar. Na Sea Parrot vi tiras com aves e animais de bosque que escolhi para fazer umas bandeirolas para o novo deck.


Numa feira tão pequena deu tempo até para sonhar enquanto conversava com um escocês que divulgava uma estadia de sonho na Gartmore House . Quando chegar a altura, será que a reforma de uma professora dará para estes programas?


Infelizmente não conseguimos chegar a tempo de apanhar o Vasco na escola, mas aproveitámos bem os dias seguintes com a Madalena e com os netos.



Os nossos programas foram pelo bairro, incluindo, como sempre, idas às livrarias. Tentei arranjar o livro ilustrado The Wind in the Willows com os contos que inspiraram a Cyntia, mas era de tal forma pesado que teve de ficar para uma próxima visita, com bagagem mais vazia. Na lista de futuras aquisições ficaram também alguns livros de culinária.

O livro na Amazon

Instagram do Julius Roberts, onde o descobri

No sábado, a pedido do Vasco, fomos ao Museu da Ciência, um dos seus programas favoritos.


Foi uma visita rápida mas é sempre muito bom. Regressei à rotina com um sorriso na cara. Começar os dias na escola bem cedo, ajuda bastante. Além dos dias renderem mais, gosto de ver o amanhecer na "minha" Serra.

1 comentário:

Anónimo disse...

Fico sempre encantada com as suas descrições.
Obrigada.
CR