sexta-feira

Horta de Outono

Em primeiro plano, Lúcia-lima, no primeiro canteiro várias espécies de couves e espinafres

Finalmente deitei mãos à terra, guiada pela Susana Caseiro, quer seguindo as instruções das aulas no Youtube, quer consultando o seu livro, A minha Horta em casa. Estou a ponderar inscrever-me num dos cursos da Susana. Por agora apenas plantei e nada semeei, tendo adquirido os exemplares na cooperativa agrícola de Colares e de Sintra. O Zé trouxe a couve chinesa e a rúcula da Cooperativa Agrícola de Loures. A primeira dificuldade foi identificar os pés de couve, já que misturaram tudo no mesmo saco. Fiquei mais descansada quando percebi que até o jardineiro tinha dificuldade em identificar cada espécie de couve. 

Perpétua roxa, alfaces, rúcula

Amores-perfeitos, cebolas, acelgas, nos canteiros. Ao fundo maracujás, erva príncipe, fisálias e orégãos (ainda por plantar, por estar a aguardar a chegada de mais aromáticas)

Outra dúvida foi a que distância devia plantar as cebolas. Felizmente o jardineiro apareceu nesse momento e ajudou-me a definir os espaços entre cebolas, alfaces, acelgas e couves. Na passagem pelo Horto da Praia Grande não resisti à perpétua roxa, hortelã da ribeira (a pedido do jardineiro não vou plantar por ser praga) e à citronela (pareceu-me erva príncipe e é!) acreditando que vai evitar mosquitos na zona destinada à leitura, onde foi plantado um medronheiro para criar sombra. 

Deitei mãos à terra, já no final do dia, as últimas plantações foram quase às escuras. Ainda assim, acho que resultou! A couve chinesa, a rúcula e os espinafres foram plantados dois dias depois, quando a chuva nos deu tréguas. Ansiosa para ver os resultados!


A próxima tarefa será adaptar o galinheiro para a chuva. Terei de podar o que coloquei para proteger as galinhas do sol de Verão, para que possam ter acesso ao sol de Inverno. Entretanto o meu filho já iniciou a tarefa de podar.

As galinhas também vão ficar a ganhar com a horta porque parte das couves e espinafres foram plantadas a pensar nelas. 

A construção de uma Horta e jardinar são actos de esperança, de acreditar que a natureza a seu tempo vai nos deslumbrar. Quase tudo foi plantado pequeno, agora é esperar para ver. A opção foi um jardim de baixa manutenção e com pouco relvado. Dele escreverei num outro dia. Fica a fotografia do canto dos netos, onde poderão brincar com areia e à vontade. Aqui foram plantadas algumas árvores, limoeiro, marmeleiro e macieira. A romãzeira e a oliveira estão noutra zona do jardim. A citronela afinal vem para aqui a fim de tentar afastar os gatos da areia onde os meus netos brincam.

O canto para os netos reinarem

3 comentários:

Anónimo disse...

Está tudo perfeito! Parabéns!
É um gosto ver tudo plantado com tanto amor... só pode correr bem!
E o cantinho dos netos parece perfeito.

Diana disse...

Estou grato por ter encontrado sua postagem; foi uma ótima leitura!

Sofia Amaral M. disse...

Grata pelo vosso interesse, tempo de leitura e para comentar.