segunda-feira

Comprar?! Investir!

Quando era miúda à saída da praia a vendedora ambulante gritava "Chora bebé, chora, que a mãe compra!". Eu e os meus irmãos aprendemos cedo que as coisas não eram bem assim. Tal como os meus pais me ensinaram, ensinei os meus filhos a pensarem muito bem antes de conjugarem o verbo "comprar"! O mesmo se aplica a mim e como tal penso sempre nas compras para os meus passatempos como um investimento, o que me obriga a pensar e a colocar certas questões evitando compras por impulso (nem sempre consigo!). 
Há já um tempo que queria investir em alguns livros e materiais que apesar de não serem imprescindíveis, sabia que os iria usar bastante, respondendo assim favoravelmente a uma das múltiplas questões que coloco perante a "tentação" da compra, "Vou usar vezes suficientes que justifiquem a compra?". 
Como consegui o livro do Arne&Carlos e o da Elisabeth Zimmerman*, em segunda mão por um preço inacreditável (cheguei a duvidar que tivesse visto bem!) comprei-os! Já que tinha de pagar os portes da Amazon, resolvi juntar à encomenda dos livros, este acessório para fazer pompons e agulhas para colocar as malhas em espera (artigos leves que não aumentaram o valor dos portes) Recebi a encomenda ao fim de cinco dias e nem queria acreditar no excelente estado em que os livros estão! 
Foi o meu primeiro investimento em livros em segunda mão, mas certamente não será o último.
Outra compra que considero um investimento são as lãs, desde que não seja para ficarem esquecidas num armário qualquer!
Esta semana recebi estes novelos lindíssimos da Rowan e a Joana teve a simpatia de juntar à encomenda um novelo de amostra de Wollmeise, um fio com um toque para lá do muito agradável, com uma cor espectacular. No blog da Ovelha Negra encontram sugestões para os fios desta marca.
A Ovelha Negra é a minha loja de eleição para comprar Rowan (e não só!). Depois de concluir os projectos que  tenho em mente e para os quais já fiz investimentos e de terminar pelo menos um projecto inacabado no intervalo entre os novos, pretendo fazer uma camisola com Wollmeise, aplicando assim os conhecimentos do livro e das aulas da Amy Herzog, na Craftsy
É verdade, invisto não só em livros, acessórios e lãs mas também em aulas. Tanto "investimento", não será melhor utilizar o termo "Compras", ou mesmo "gastos" e "despesas"?! Não! Apenas invisto nas aulas, também, quando estão em saldos (algumas são gratuitas)! Vêem com modelos e permitem aprender e reaprender ao meu ritmo, no meu horário, posso colocar questões aos professores e colegas de aula, saindo mais em conta do que a maioria dos workshops. Apenas fica a faltar o convívio e só por isso não recomendo. Há tanta gente só, a precisar de companhia! Ainda assim, no meu caso, com uma família numerosa e presente, e passando parte do meu dia numa escola, feito o balanço só me resta avaliar a compra destas aulas também como um investimento.
Último argumento a favor das minhas "compras", todos os investimentos que faço e o tempo que lhes dedico são incompatíveis com outros gastos, associados a quem tem tempo "vazio", como deambular pela cidade visitando lojas e cafés, ou idas a psiquiatras e psicólogos por nada ter que fazer se não remoer em pensamentos nada produtivos!
Invisto e sou feliz! Feliz enquanto me dedico aos projectos. Feliz com novas aprendizagens. Feliz com os resultados finais. Feliz quando ofereço peças feitas por mim. Feliz e orgulhosa quando digo "Fui eu que fiz!".
Compras?! Não! Investimentos de qualidade e em qualidade de vida!

* um manual de apoio às aulas da Amy, destaco as instruções que permitem as camisolas yoke acentarem bem, recorrendo a uma falsa costura ("phoney seams").

IMPORTANTE: Se comprar fora da UE, saiba o que esperar clicando aqui

2 comentários:

Naná disse...

Eu também tenho ido investindo em ferramentas e materiais. Actualmente estou completamente servida de ferramentas, o que significa que apenas preciso de investir em materiais, que no fundo para mim são convertidos em peças de vestuário que depois não vou comprar numa loja qualquer, numa peça sem grande significado.

E como diz uma grande amiga minha que também se dedica a este tipo de projectos: o dinheiro que gastamos em lãs e tecidos é dinheiro que não gastamos no psicólogo!

Como tal é muito melhor empregue!

Quanto aos livros em segunda mão, sou uma tremenda fã dos livros em segunda mão da Amazon, tenho conseguido encontrar verdadeiras pechinchas e os livros estão em excelentes condições!

Unknown disse...

Bom dia Sofia,

não podia estar mais de acordo com as suas palavras. Eu também acho que quando se compram materiais e ferramentas de qualidade é um investimento. Quando compro fios prefiro os de elevada qualidade, assim quando terminar "aquela" peça sei que vai durar muitos anos e com bom aspeto. Compro poucas vezes, pois a velocidade com que faço tricô é lenta (por falta de tempo) e um simples xaile pode demorar mais de 6 meses a terminar. No caso das ferramentas, se não forem de qualidade podem condicionar a nossa vontade de voltar àquele projeto.

Em relação ao efeito terapêutico do "tricotar", sim, é real, eu que faço meditação sei, pois a tricotar obtém-se o mesmo resultado. Quando não tenho ambiente para meditar agarro as agulhas :)

Um beijo grande e mantenha este blog alimentado....é sempre bom visitar este espaço.

Célia