Quando era miúda à saída da praia a vendedora ambulante gritava "Chora bebé, chora, que a mãe compra!". Eu e os meus irmãos aprendemos cedo que as coisas não eram bem assim. Tal como os meus pais me ensinaram, ensinei os meus filhos a pensarem muito bem antes de conjugarem o verbo "comprar"! O mesmo se aplica a mim e como tal penso sempre nas compras para os meus passatempos como um investimento, o que me obriga a pensar e a colocar certas questões evitando compras por impulso (nem sempre consigo!).
Há já um tempo que queria investir em alguns livros e materiais que apesar de não serem imprescindíveis, sabia que os iria usar bastante, respondendo assim favoravelmente a uma das múltiplas questões que coloco perante a "tentação" da compra, "Vou usar vezes suficientes que justifiquem a compra?".
Foi o meu primeiro investimento em livros em segunda mão, mas certamente não será o último.
Outra compra que considero um investimento são as lãs, desde que não seja para ficarem esquecidas num armário qualquer!
Esta semana recebi
estes novelos lindíssimos da Rowan e a
Joana teve a simpatia de juntar à encomenda um novelo de amostra de
Wollmeise, um fio com um toque para lá do muito agradável, com uma cor espectacular. No
blog da Ovelha Negra encontram
sugestões para os fios desta marca.
A
Ovelha Negra é a minha loja de eleição para comprar
Rowan (e não só!). Depois de concluir os projectos que tenho em mente e para os quais já fiz investimentos e de terminar pelo menos um projecto inacabado no intervalo entre os novos, pretendo fazer uma camisola com
Wollmeise, aplicando assim os conhecimentos do
livro e das aulas da
Amy Herzog, na
Craftsy.
É verdade, invisto não só em livros, acessórios e lãs mas também em aulas. Tanto "investimento", não será melhor utilizar o termo "Compras", ou mesmo "gastos" e "despesas"?! Não! Apenas invisto nas aulas, também, quando estão em saldos (algumas são gratuitas)! Vêem com modelos e permitem aprender e reaprender ao meu ritmo, no meu horário, posso colocar questões aos professores e colegas de aula, saindo mais em conta do que a maioria dos workshops. Apenas fica a faltar o convívio e só por isso não recomendo. Há tanta gente só, a precisar de companhia! Ainda assim, no meu caso, com uma família numerosa e presente, e passando parte do meu dia numa escola, feito o balanço só me resta avaliar a compra destas aulas também como um investimento.
Último argumento a favor das minhas "compras", todos os investimentos que faço e o tempo que lhes dedico são incompatíveis com outros gastos, associados a quem tem tempo "vazio", como deambular pela cidade visitando lojas e cafés, ou idas a psiquiatras e psicólogos por nada ter que fazer se não remoer em pensamentos nada produtivos!
Invisto e sou feliz! Feliz enquanto me dedico aos projectos. Feliz com novas aprendizagens. Feliz com os resultados finais. Feliz quando ofereço peças feitas por mim. Feliz e orgulhosa quando digo "Fui eu que fiz!".
Compras?! Não! Investimentos de qualidade e em qualidade de vida!
* um manual de apoio às aulas da
Amy, destaco as instruções que permitem as camisolas yoke acentarem bem, recorrendo a uma falsa costura ("
phoney seams").
IMPORTANTE: Se comprar fora da UE, saiba o que esperar clicando
aqui