segunda-feira

"Como uma criança no ToysRus!"

Foi assim que as minhas sobrinhas me descreveram na nossa saída de Campo ao Pinhal. O objetivo era a observação e recolha de líquenes, mas eu entusiasmei-me e passei para o musgo e do musgo para os fetos e dos fetos para os cogumelos! Há uns anos falava-lhes, tal como fiz com os meus filhos, no Mundo Mágico de pequenos duendes e fadas que habitam no Bosque e que fazem dos cogumelos os seus lares. Desta vez falei na magia da reciclagem, das sucessões ecológicas, do ciclo da matéria e da vida. Nunca mais me calava!
Quando finalmente me calei escutámos os sons do pinhal, o vento nas folhas, os pássaros, a caruma a estalar a cada passo que dávamos. O nosso silêncio neste monólogo com a natureza, em que ela nos segredava os seus mistérios, foi interrompido por uma das minhas sobrinhas "-A tia parece uma criança no ToysRus!" A verdade é que elas entraram na minha "onda" e paravam para aprisionarem os raios do sol espreitando pelas copas das árvores, as borboletas nas suas danças primaveris, os pequenos insetos...
Se já estava feliz, fiquei super feliz com o passeio da tarde com o meu Pai e as minhas sobrinhas. A primeira paragem foi na escola do bairro, para cumprimentar os novos habitantes.
Continuámos a nossa saída de campo junto à Ribeira.
No regresso parámos junto do portão da Quinta vizinha para recolha de mais material!
 Perante o que vislumbrei não resisti e meti conversa com um dos trabalhadores que transpunha o portão. Com orgulho, entre sorrisos e brincadeira foi-nos contando a sua vida e o privilégio que tinha sido crescer ali, no meio dos animais. Apresentou-nos  o simpático burro Jerónimo, a galinha Maria e suas familiares e os patos dos quais já não recordo os nomes. Despedimo-nos com a promessa de voltarmos.
Para culminar o dia em grande fiz malha com o meu novo grupo, as minhas sobrinhas. 
Depressa perdi o interesse pelas agulhas, não havia agulhas que me seduzissem rodeada de tantos sobrinhos curiosos e fascinados com as histórias da tia Sofia. Discutem entre eles se são verdadeiras ou não, quem é que acredita em quê e os mais séticos exigem-me provas!
( falta o fotógrafo e um dos mais novos!)
A Vida é uma constante aprendizagem e com os mais novos tornam-se únicas, tal como este novo novo conceito de felicidade, "ser criança no ToysRus!".
Tenho pena de ter estado tão pouco tempo na casa dos meus pais, mas enquanto tiver nem que seja apenas um dos meus filhos em casa, sinto que é aí o lugar a que pertenço.

1 comentário:

Inês Sousa de Menezes disse...

Fiquei com inveja!! Parece-me que teve um dia fantabulástico ;)