quarta-feira

Expedição ao Montado

6:16 toca a levantar. Arranjo-me e com optimismo pego apenas num livro leve (escolhido mesmo pelo peso, antes de uma consulta para ler na sala de espera) e atiro para dentro da mochila. Esperava-nos mais uma aventura no nosso Land Rover de forte personalidade, o que significa que nem sempre nos leva ao destino que planeamos, mas ao destino por ele escolhido, parando onde nunca pensámos parar. Faço frente à sua forte teimosia levando sempre comigo "os meus brinquedos", que é como quem diz, trabalhos manuais que faço enquanto o Zé se dedica a "aperfeiçoamentos" de feitio, já que o Land Rover não tem defeitos, mas um feitio muito próprio. (já ponderei andar sempre com os sacos de cama e até uma tenda!)
Surpreendentemente o Land Rover colaborou a 100% connosco, levou-nos ao nosso destino, permitiu-nos gozar em pleno a "Expedição ao Montado" e trouxe-nos de volta até à porta de casa. Era esta prova que eu há muito ansiava, a sua vontade de percorrer caminhos, por agora, em Portugal!
Primeira paragem e pausa para comer. (nunca comi tanto apenas num dia!)
Sendo bióloga e professora, adorei todas as chances em que pude assumir o papel de  curiosa e atenta aluna!
Visita guiada aos Moinhos da Tramaga.
Pausa para almoço, seguida de mais uma visita guiada que começou pelo segundo maior painel de cortiça, tendo liderado a lista até março!
 "Visita de estudo", à antiga fábrica do arroz, com passagem pela Fablab
Antes de abandonarmos Ponte de Sor, tivemos oportunidade de conhecer alguns artesãos locais e produtos regionais
As fotografias identificadas, como a anterior, são da autoria da equipa que organizou, dinamizou e nos acompanhou à Expedição ao Montado. (mais fotografias no facebook da organização)
Paragem para aprendermos a procurar e apanhar Túberas.
Aprendemos alguns sinais para distinguir cogumelos comestíveis dos que serão certamente venenosos.
O Zé aceitou o desafio e tentou encontrar as preciosas túberas, junto da planta que dá vida a este fungo.
Terminámos o dia no Monte Novo do Cascavel, Cantar de Galo, com um jantar regional e muita animação!
No exterior começámos por provar túberas com ovos mexidos, uma delícia!
Este cobertor de papa não me passou despercebido, bem como todos os pormenores que revelavam o bem receber, respeitando as nossas tradições.

Para os nossos filhos trouxemos um registo fotográfico, uma aventura para contar e sabores para experimentarem. Desses sabores o que gostei mais foram os produtos do Frasco de memórias . Os Pirulitos foi pela graça de dar a conhecer aos nossos filhos uma das guloseimas do nosso tempo. O chá e o mel são compras que nunca são demais!


2 comentários:

Inês Sousa de Menezes disse...

Uau, parece ter sido espectacular!! Também quero visitar esses sítios ;) E experimentar o que nos trouxe!!

Paula disse...

Parece ter sido um dia fantástico de fazer inveja! :)