quarta-feira

Galinhas, ter ou não ter, eis a questão!


Na sala de professores, vivemos aquela altura do ano,  em que todos se queixam de cansaço, desmotivação e stress. Conversamos sobre como combater tudo isto e falamos dos nossos passatempos. Ouvindo uma colega dizendo que os animais é que a acalmavam, perguntei-lhe que animais. Galinhas! Quis saber tudo, mesmo tudo. "É uma trabalheira, sujam muito, mas...são tão engraçadas! E ver como se comportam as duas juntas! O meu jardim nunca mais foi o mesmo. As minhas flores estão LINDAS!". Fiquei com vontade de ter galinhas. Não é coisa em que não tenha pensado antes, mesmo antes de trocar a cidade pelo campo.

Galos na fase do vício do ponto de cruz
Entre todos os quadros, que estavam em casa da minha avó Nazareth, escolhi este da minha tia-avó Julieta. De momento descansa em cima do armário onde colecciono chávenas e bules.

Finalmente tenho condições para ter galinhas mas hesito e coloco a questão do ruído, cheiro, e o problema de ter animais quando chega a hora de viajar. Mas a minha colega falou com tanto entusiasmo que estou tentada, até já dei nome às galinhas que não tenho, a Vivi e a Kate, imaginando a carismática dupla que saíria da conjugação destas personalidades!

Agradeço opiniões, sugestões, dicas e sobretudo AVISOS!

Entretanto vou lendo e estudando no site da Cientista Agrícola, tendo também consultado, porque apareceu nas minhas pesquisas, zooplus magazine. Do pouco que li, em termos de raça autóctone a escolha deverá recair na Pedrês, mas gosto bastante das Orpington

Posso não vir a ter galinhas, mas já valeu o tempo da pesquisa e o pouco que aprendi. "O saber não ocupa lugar", certo?

A primeira imagem é deste livro que adquiri sem ter percebido que tinha a tradução do mesmo!



Algo a ponderar, que me esqueci de referir, será o preço do galinheiro e o aumento recente do preço do milho e rações para animais!

5 comentários:

Anónimo disse...

Vale muito a pena ter galinhas. Dão muito trabalho, mas os ovinhos caseiros compensam tudo o esforço!

Sofia Amaral M. disse...

Obrigada pelo seu tempo para partilhar comigo a sua opinião.
Fique bem.
Sofia

Maria disse...

Olá Sofia! Espero que esteja quase quase boa. Passei uns dias sem vir aqui e encontro 3 posts novos. Que bom que não desistiu deste "canto"! A história do cansaço é terrível e parece que leva o seu tempo a passar, mas está a combatê-lo da melhor forma.
Achei fantástica a história das galinhas: lá em baixo no Alentejo, havia sempre galinheiro e galinhas mas do que eu gostava mesmo era de um livro do meu avô que se chamava "A capoeira da Joaninha"( mais Estado Novo não podia ser) mas na altura fez-me idealizar muitas vezes o galinheiro perfeito onde galinhas perfeitas e felizes punham ovos perfeitos e saborosos ..... Vá em frente, arrisque e vivam as galinhas!
Beijinhos e boas melhoras da
Xum

Sofia Amaral M. disse...

Obrigada Xum
Vou pesquisar o livro!
bjns
Sofia

Chookyblue...... disse...

Firstly I am commenting here as I cannot reply to your comment left on my blog........I loved that you joined us to make your Gardeners Journal.........it is a beautiful quilt.........
then I read this post and I must say you should get some chooks........I adore mine.....I have about 10 and I also have 14 guinea fowl.....the guinea fowl would not be easy to have in a town block but one or two chooks would be great. If you want to let them wander around and worry about your garden get Chinese Silkies. They do not scratch the garden up ad badly as chooks do.........otherwise you could just get some metal chooks and place in your garden and pretend to care for them daily and learn more about them.......
Goodluck.......