sexta-feira

Um Verão sem computador e afins

 Já lá vai um tempo desde a minha última partilha/registo do que faço para me distrair, relaxar e gozar bons momentos. Este Verão coloquei totalmente de parte o computador, ainda assim não me desliguei das tecnologias, tendo utilizado, talvez mais do que o necessário, o telemóvel para acompanhar as novidades no Instagram e actualizar o Diário Fotográfico.
Tendo estado a viver 13 dias na Caloura, na casa dos meus bisavós paternos, não havia como ter vontade de algo mais senão viver inteiramente a assimilar este bocado de paraíso e deixar o tempo correr.
Adega da Casa da Vinha, T0 que nos serviu de lar
Teria muito para partilhar da minha estadia em S.Miguel, mas não o farei. Fico-me pelo registo no "Diário fotográfico". Não vejo interesse em escrever sobre a minha estadia nos Açores pois há tantas dicas, roteiros e escrita sobre viagens aos Açores, que pouco iria acrescentar ao que já foi dito por aí.
Talvez, daqui a uns dias, fale do pouco que aprendi com os locais, sobre a lã dos Açores. Os micaelenses respondiam-me sempre às minhas perguntas sobre lã com uma pergunta "Mas viu por aí alguma ovelha?!". Pois, a verdade é que não vi! 
Quanto ao artesanato local visitei oficinas de bordado e o bar mais castiço que se pode imaginar!


A proprietária fez-nos uma visita guiada e disse-nos que passou a ocupar o seu marido reformado com trabalho na oficina. Brilhante ideia! Ainda nos apresentou a lã que tingiu, dando-nos algumas explicações sobre o processo. Todo o seu tingimento é feito apenas com vegetação autóctone.
Oficina/padaria
Em Santa Maria, finalmente, encontrei um pequeno rebanho.Ao visitar uma oficina de teares, dentro de uma padaria/doçaria. (vídeos aqui) Uma vez mais disseram-me que não era possível comprar ali lã, pois é toda exportada!
Para os momentos de espera levei uma camisola de malha, com os cinzas das rochas vulcânicas de S.Miguel e um bordado a ponto de cruz.
regressou mais completo, tendo bordado pássaros ao ritmo dos seus cantares e "plantado" pinheiros. Este bordado será para sempre uma memória destes dias!
E para vestir, levei o colete que fiz em Olívia.
Ficou ligeiramente maior do que eu estava à espera, mas gosto bastante dele. Tenho de ter mais cuidado e atenção aos cálculos!
Já sinto falta de viver à velocidade com que vivi estes dias!
Lagoa das Sete Cidades, 7 arcos na ponte

Descida à Lagoa do Fogo
Lagoa do Congro

maravilhei-me com os fetos e não só!
Adorei sentar-me aqui e descansar com água até ao pescoço e sentir as ondas a chegar.
O melhor banho foi no Porto da Caloura, onde chegava a pé (embora também tenha apreciado bastante o da Ferraria.)
A praia mais próxima da nossa casa era a Baixa da Areia
os finais de tarde eram sempre com vista para o Ilhéu de Vila Franca
Lagoa das Furnas

Uma espreitadela à casa dos meus Bisavós.

 As paredes são enriquecidas com os quadros da minha tia avó.
Não faltando um quadro do meu Bisavô poeta e professor.

Sem comentários: