sexta-feira

À procura de um nome.

Armário de patchwork, costura e bordados
Prateleira a prateleira




Trabalhos de ponto de cruz por terminar

Almofada por teminar






Segundo armário dedicado essencialmente à malha, tinturaria, pequenos teares que herdei, revistas de todo o tipo de trabalhos manuais.
Prateleira a prateleira:







A última estante, para além de livros de jardinagem, livros infantis para os netos, ficaram os livros que não consegui doar à Biblioteca, com dedicatórias de quem mos ofereceu ou porque me marcaram bastante quando os li. Carregada de molduras e recordações que tapam a lombada dos livros, mas foi forma de conseguir ter todos comigo mas sem estarem no caminho dos meus trabalhos.
A cama aguarda umas almofadas que estou a terminar, outras ainda nem comecei, e por cima vai ficar o primeiro painel que fiz de patchwork.

Ao lado da cama, no chão, uma cesta de trabalhos de malha em curso.
Na parede da cabeceira, os meus filhos e um Sampler em ponto de cruz que fiz há uns anos.
A mesa de trabalho
Por baixo da mesa organizei mais um espaço de arrumação.

banqueta de arraiolos, feita pela minha irmã, para apoiar os pés.

Saco com trabalhos de costura em espera!
Cómodas de trabalho que fazem de bancada.





Encostado às paredes tenho paineis com trabalhos que esperam uma decisão da minha parte e um suporte com trabalhos de malha para corrigir, de momento apenas um xaile.

Embora ainda esteja a organizar, já tenho um espaço, mais ou menos a meu gosto, para dar asas à minha criatividade, para viajar para um mundo paralelo enquanto teço ponto a ponto, para encher o silêncio com cores ou para simplesmente não fazer nada, algo que tenho de exercitar porque também faz falta uma pausa. Falta dar um nome a este espaço. E porquê? Quando respondo, por exemplo, onde deixei alguma coisa e digo "no meu quarto", o meu filho vai para o nosso quarto, o meu e do meu marido, atelier ou craft room também não me apetece porque defendo a língua portuguesa com unhas e dentes. Talvez estúdio! Demasiado pomposo? Oficina? Os meus filhos talvez confundam com a oficina que o pai está a montar na garagem. Tem de ter nome porque somos muitos cá em casa, não a maior parte do tempo, ainda assim os meus filhos têm de saber ao que me refiro quando me perguntam alguma coisa. Na realidade este espaço é um refúgio para mim, mas também não me agrada o nome. Enfim, um deles vai acabar por dar o nome ao "quarto"! Um nome faz falta!

Entretanto tenho corrigido trabalhos antigos e tenho outros tantos que quero alterar, ou terminar, daí o ar desarrumado deste espaço. Esses trabalhos têm de estar à vista para falarem comigo. 

Atendendo à época Natalícia, corrigi um trabalho que ofereci há uns anos à minha Inês. Retirei o enchimento sintético e segui um novo tutorial para o binding. Os últimos pontos feitos à mão, são a minha parte favorita.

Entre pontos e linhas vou esperando por um nome para este quarto e esperando por mais tempo disponível !

4 comentários:

Maria disse...

Olá! Com nome ou sem nome o recanto está lindo, apetecível e "quentinho". Que o use muito com muita alegria e continuem a sair daí coisas lindas! Um Natal muito feliz e um ano bom e descansado.
Um beijinho da
Xum

Sofia Amaral M. disse...

Obrigada pelo tempo e pelas doces palavras.
Boas Festas e tudo de bom.
bjn
Sofia

Unknown disse...

Bom dia,
acho que já lhe deu o nome: "refugio" :)

Feliz Natal

Celia

Maria disse...

Olá! Bom dia e bom fim de semana. Hoje de manhã estava a olhar para o meu "espacinho" e lembrei-me que quando era pequena quer em minha casa, quer na casa das avós e tias existia sempre o "quartinho da costura".... Nem sempre só dedicado à costura, mas sempre um espaço acolhedor, espécie de coração feminino da casa. Trouxe-me boas lembranças e lembrei-me de partilhar...
Um beijinho da
Xum