domingo

Stirling e Kelpies

Escócia - Portugal - Escócia, na ponta da agulha
Dia 5 (continuação)

 Retomámos o roteiro e a História da Escócia, prosseguindo a viagem com destino a Stirling, cidade que foi palco de uma batalha no século XIV,  entre escoceses e ingleses. Esta batalha marcou a cidade pois o exército de Willian Wallace (Escócia) saiu vencedor,  fortalecendo a confiança escocesa.
Fomos uma vez mais agradavelmente surpreendidos pelo estilo de casas, ruas e bairros desta cidade escocesa!
 Como o Castelo de Stirling fica no topo de uma colina, e como já tínhamos muitos kms de estrada, o cansaço levou-nos a cometer o erro de seguirmos até às portas do Castelo de carro. A preguiça teve o seu preço e tivemos de pagar 5 libras para estacionar o carro, a 10 minutos do fecho do parque de estacionamento! Não visitámos o interior do Castelo, mas dali conseguimos avistar toda a cidade.


Às portas do Castelo chamou-nos a atenção o trabalho de recuperação da estátua de  Rei Robert .

painel 30 , The Great Tapestry of Scotland- Bannockburn; bordado por Caroline Buchanan e Margaret Martin, em Stirling e Falkirk.
Deixámos Stirling e seguimos a nossa viagem para Falkirk, com a esperança de dar tempo de a visitarmos ainda com sol!
Stirling Castle
 No final da tarde  maravilhámos-nos com a visita às Kelpies! Uma obra de arte recente, não estando as infraestruturas totalmente acabadas. Não sei se tivemos sorte ou se é sempre assim aquela hora, dominava uma certa tranquilidade e podemos desfrutar de um pôr de sol muito especial.
 O Zé aproveitou para desenhar, enquanto isso fui explorar as margens dos canais, ao longo dos quais estavam atracados barcos/casas. Um sossego! Permanecemos aqui tanto tempo que quando demos por nós já era tarde para visitarmos a Roda de Falkirk.
 O dia podia ter terminado em beleza, mas não! Sempre tentando aproveitar os dias ao máximo, cheios de optimismo seguimos para Edimburgo, para irmos na manhã seguinte ao Parque Natural que tínhamos visto no mapa. Simplesmente, em Agosto, Edimburgo está em festa e particularmente no último fim de semana de Agosto, a ponto de serem forçados a ter hotéis provisórios! À meia noite ainda andávamos à procura de um sitio para dormir. Valeu-nos a ajuda do meu irmão mais novo que, de Portugal, ia-nos dizendo quais os hotéis que ainda tinham quarto. Ficámos num dos últimos quartos disponíveis, no Holiday Inn, do aeroporto!

Sem comentários: