quinta-feira

My Creative Space #7 - 2013

5ªf, além de ser dia de partilhar com a Kootoyoo, é dia de aula de Bordados Tradicionais. Hoje foi assim:
"- Faça aí um joeirinho- dizia a minha Mestra, para uma colega
- Aí ficava bem era um joeirinho.
- Mas afinal o que é um joeirinho?! - perguntei eu
"-É o ponto que a Sofia estava a fazer na semana passada! O ponto que já todas fizeram nas bainhas abertas, e que a Sofia fez nos cantos da sua bainha"
" - Eu?!!"
"-Sim, a Sofia!!"
E aqui está ele, no primeiro Crewelwork que fiz!
 E aqui na dita bainha.

Pois é, não sabia que  bordava joeirinho! 
No livro, que recebi hoje, da Royal School of neeedlework, é designado por Whipped Whell

encontram na asa da 1ªborboleta
 A minha Mestre online, Mary Corbet, ensina como fazer neste vídeo e chama-lhe Ribbed Spider.
Eu gosto mesmo é de aprender, e aprender muito, muito da nossa terra, da nossa gente, dos nossos costumes. E aprendi um pouco mais com a minha Mestra. O ponto joeirinho vem de joeirar (sempre que tenho uma dúvida linguística, consulto o dicionário da Priberam) No campo era preciso joeirar a azeitona, os cereais... A rede que se vai formando com este ponto, faz lembrar  a "rede" utilizada para joeirar, daí o nome. Este ponto tem sido muito utilizado pelas minhas colegas que estão a bordar "Castelo Branco". Todos as aulas fico fascinada com o que a nossa Mestra tem para nos ensinar!
Na página da Kootoyoo, com a minha escrita em português, duvido que alguém entenda, mas em Inglês também não seria bem sucedida, pois tenho grandes falhas