No modelo Birkin encontrei apenas uma montra de projectos pobre em informação. Procurei projectos feitos com Rowan, tendo encontrado um em que era referido ter sido necessário fazer e desfazer o Yoke, três vezes! Não tendo encontrado nada mais, não tinha notas e avisos a registar no meu esquema. Fiz cálculos para escolher a medida e avancei mas receosa, com Rowan as carreiras em altura tinham uma diferença significativa para as instruções do modelo. À medida que ia avançando ia experimentando e parecia que tudo estava a correr bem.
Parecia mas não estava nada bem!
Quando separei para as mangas o Yoke deixou de assentar bem, tal como eu receava! Teimosamente segui em frente e fui experimentando. Antes do cós optei por fazer uma manga para ver se alterava alguma coisa. Nada! Continuava a assentar mal.
Resolvi tentar arranjar uma solução e era esse o quebra-cabeças que tinha em mãos. Comecei por pensar desmanchar o decote e fazer várias experiências: primeiro refazer com um número de agulha acima do recomendado mas mantendo o esquema, depois experimentar desmanchar mais carreiras e fazer um remate icord, mais elástico do que o das instruções, na esperança que um dos processos resultasse!
Hoje decidi que o melhor era voltar à estaca zero e tentar ficar com uma camisola perfeita, aquela com que sonhei! Vejamos o lado positivo, vou tricotar duas vezes uma lã que adoro.
Não encontrei nada que me ajudasse no Ravelry, como vai sendo habitual. Será apenas azar?! Só encontro fotografias e no máximo encontro o tipo de fio, o número de agulhas e se gostaram ou não do processo. Eu escrevo tudo, as minhas dificuldades, as soluções que encontrei e vídeos que consultei. Para mim é um bloco de apontamentos, ao qual posso sempre voltar e consultar. Se deixo um projecto por uns tempos de lado, tenho tudo registado para o retomar em qualquer altura. Quando me perguntam alguma dúvida remeto para a minha página, que mantenho pública. Escrevo tudo em português (pouca coisa encontro em português) e assim posso escrever as minhas notas ao correr da pena.
Este meu desabafo sobre a falta de informação no Ravelry e considerar que muitas vezes não passa de uma montra fotográfica já vai longo! Ainda assim não vou ficar por aqui porque o Ravelry tem muita coisa boa que gostava de referir. No Ravelry, além de guardar os projectos que quero fazer, arquivo os livros que quero comprar e os modelos que vi feitos com outras cores e fios dos quais gostei bastante. Algo que quero destacar é que é pelo Ravelry que sigo blogs de malha e não só . Nos grupos encontro informação pertinente quer nos KALs quer nas notas de alguns podcasts, aí sim muitas vezes é onde encontro espaço para as minhas dúvidas.
Fica o meu apelo, a quem chegou aqui e ainda não desistiu de ler, a quem lê e escreve em português, para manterem actualizada a vossa página do Ravelry, com toda a informação que considerarem útil para quem está ou vai fazer o mesmo projecto. Obrigada pela vossa paciência e espero encontrar-vos no Ravelry!