sexta-feira

Saída de Campo ao Parque Natural de Sintra/Cascais -7º ano

Uma visita de estudo, é sempre cansativa, e muito mais no final de uma semana de actividades experimentais do 9ºano, com dissecações de órgãos, mas é sempre compensador.
Os alunos encararam a paisagem com outros olhos, sentiram-na nas mãos...

...e nos pés, caminhando sobre filões.
 Não graças a mim, pois tenho vertigens, mas às minhas colegas de grupo, guias incansáveis e com descrições detalhadas, entusiásticas e nada maçadoras. 

Apesar da zona do Forte da Crismina ser caracterizada por ventos fortes, tivemos muita sorte, pois apanhámos alguns chuviscos e nevoeiro intenso, mas fomos poupados ao vento!
Os alunos conseguiram observar fósseis de Ostreídeos e de Orbitulinas, tendo comprovado a última regressão marinha que ocorreu nesta região.
Observaram a duna consolidada de Oitavos que, segundo alguns autores, é a maior duna consolidada da Europa.
Tanta informação precisava de uma pausa e aproveitaram para o primeiro piquenique do dia.

Quando chegámos ao Santuário da Peninha, local com uma vista maravilhosa, dado o nevoeiro, os alunos divertiram-se explorando a natureza envolvente, sendo livres de seguirem a  sua curiosidade.






A minha curiosidade foi espreitar o Santuário "abandonado", e mais tarde pesquisar sobre o estado do mesmo, estando integrado em Património Mundial!
Descemos e fomos procurar um lugar "místico" para um novo piquenique e algumas brincadeiras.




Abandonando a Serra, ficou para trás o nevoeiro e uma nova paisagem nos esperava.
No Penedo do Lexim observaram uma paisagem rica em elevações topográficas que correspondem a antigas chaminés vulcânicas, pertencentes ao Complexo Vulcânico de Lisboa. A nossa última paragem foi para observação das Colunas Prismáticas.


Não nos foi possível uma passagem pela Praia Grande, mas em contrapartida desfrutámos do colorido do campo e dos seus odores!




Se os alunos consolidaram conhecimentos de geologia e de paleontologia? A maioria estou certa que sim. Se relembraram regras sociais e não só?! Espero que sim. Se se divertiram e foram felizes? As fotografias falam por si.

1 comentário:

Chookyblue...... disse...

wow what beautiful locations to study in......thanks for sharing......